Quem nunca pensou em ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, não é mesmo? Imagine só como é viver sem bater ponto, trabalhar 8 horas por dia ou depender de um chefe… parece até um sonho. Mas adivinhe só? Não é! Com um pouco de disciplina e paciência, você poderá viver de renda, e os investimentos são uma ótima opção para alcançar essa meta. Para isso, é importante que você já possua uma reserva e, é claro, siga as nossas dicas de como viver de investimentos na bolsa. E aí, vamos tornar esse sonho realidade?

 

É possível viver de investimento?

A resposta é: sim! Mas para isso, você precisa ter em mente que o processo é um pouco demorado, afinal, ninguém começa a viver de investimentos da noite para o dia. Para começar sua jornada de aplicações, o primeiro passo é juntar uma quantia extra de dinheiro para possíveis emergências que venham a acontecer no futuro. E lembre-se: para viver de investimentos, você precisa que o retorno dos lucros seja bom o suficiente para cobrir todos os seus gastos do mês.

 

Como investir para viver de renda

De um modo geral, podemos estabelecer 3 etapas para conseguir viver com os lucros de investimentos: ter dinheiro extra para investir, saber onde aplicá-lo e, como já dissemos anteriormente, ter paciência. Além disso, nós temos mais algumas dicas que irão te ajudar nessa trajetória:

  • Entenda sua situação financeira atual: manter os pés no chão é essencial para construir um futuro seguro e sem frustrações. Saber detalhadamente quanto você ganha, quanto vai para as despesas e o quanto pode ser economizado é muito importante. Para te ajudar nessa tarefa, criamos o SOS Easynvest: uma página recheada de dicas e planilhas que te ajudarão a manter o controle das finanças e planejar melhor o seu futuro.
  • Zere as dívidas: não tem como juntar dinheiro se você estiver devendo para alguém, certo? Caso você esteja nessa situação, chegou a hora de revertê-la. Entre em contato com seus credores e negocie a dívida. Quando elas forem zeradas, você segue para o próximo passo.
  • Planeje-se para o futuro: é aqui que você cria um esquema para alcançar sua independência financeira e estabelece quanto dinheiro consegue guardar a cada mês. Depois disso, você bota a mão na massa! Lembrando que, o ideal é investir todo mês.
  • Estude, estude e estude: sem conhecimento, a gente não faz nada. Por isso, é sempre bom estar por dentro do mundo dos investimentos. Quanto maior o conhecimento sobre a área, maior as chances de lucrar. Conheça seu perfil de investidor e conte com o blog da Easynvest para saber tudo sobre cada área do mercado financeiro, com explicações simples e práticas. Acesse quando quiser!
  • Respire fundo e continue: seja persistente e lembre-se sempre do seu objetivo final. Mesmo que demore anos, com paciência e foco você chega lá e, quando chegar, vai se sentir aliviado de ter apostado em uma forma segura para viver bem durante a aposentadoria.


Melhor investimento para viver de renda

Para viver de renda, você precisa pensar a longo prazo. Portanto, um bom conselho para garantir o melhor investimento para viver de renda, é aplicar nos dois tipos: Fixa e Variável. A fixa para garantir um retorno seguro de seus lucros e a variável para ter mais chances de lucro elevado, que acelerarão o procedimento da tão sonhada independência financeira. A seguir, separamos os principais tipos de ativos para cada situação:

  • Ativos de Renda Fixa: o Tesouro Direto, CDB, LCI e LC são ótimas opções para quem quer ter um retorno assertivo e maior que o da poupança. No caso do CDB, LCI e LC você ainda conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que te protege, em até 250 mil reais, em caso de calotes por parte do emissor.
  • Ativos de Renda Variável: para esse tipo de renda, é recomendável que você tenha uma carteira diversificada, para aumentar as possibilidades de lucro elevado. Os Fundos de Investimentos, Ações e Câmbio são ótimas apostas nessa área. Mas lembre-se: aplique apenas a quantia de dinheiro que você está disposto a perder, afinal, na Renda Variável, as oscilações do mercado são constantes.

Vamos colocar o plano em prática? Saiba tudo sobre investimentos no blog da Easynvest e conte com a gente para investir seu dinheiro de um jeito prático e seguro!