Você já teve vontade de pedir aumento para seu chefe e não soube como fazer?

Acredite, você não está sozinho. Muita gente tem dúvidas de como se aproximar do gestor e o que falar para fazer esse pedido. E pior: é bem comum que com a estratégia errada, além de não conseguir o objetivo, a pessoa ainda termine “mal vista” na empresa.

Para evitar essa situação e aumentar suas chances de provar para seus chefes e para a empresa que você merece esse reconhecimento, se liga nas 5 dicas que preparamos pra te ajudar:

 

1-Mapa de carreira

Pra começar, você tem que ter um plano para sua carreira em mente. Claro que estamos em constante mudança e esse plano pode ser alterado com o tempo. Mas saber bem aonde você está e aonde quer chegar é essencial para planejar a sua jornada até seu objetivo. Para te ajudar nessas definições, você pode assistir a esse vídeo. 

2-Eu mereço mesmo?

Depois, uma das principais perguntas, mas que nem sempre tem uma resposta satisfatória: por que você merece esse aumento? Faça uma boa pesquisa de mercado e entenda se (e quanto) seu salário está defasado em relação a outros profissionais que tem a mesma função que você.

3- Se prepare!

Tenha vários argumentos em mãos para deixar bem claro que você merece esse aumento, sob todas as perspectivas. Assim, você deve saber o que gera valor para sua empresa e como você dá sua contribuição para isso. Em algumas funções, não é possível fazer uma conversão direta para maiores lucros para o negócio, mas você pode comparar a sua produtividade com a de seus colegas, por exemplo.

4- Saiba ceder

Ao se preparar para a conversa com seu gestor, se prepare também para ceder conforme suas expectativas. Se tudo der certo e ficar claro que você merece um aumento, a próxima questão é: quanto? Faça como uma outra negociação qualquer e defina um valor mínimo que você está disposto a aceitar.

5- E se…

Esteja preparado sempre para o melhor e para o pior cenário. Seu gestor pode tanto concordar que você merece um aumento, quanto pode discordar. Se a resposta for negativa, você tem duas opções. Você pode encontrar outras formas de mostrar que merece esse dinheirinho a mais, buscando mais responsabilidades e participando de projetos de grande visibilidade na empresa, deixando claro o seu valor para todas as áreas.

Outra opção é buscar uma oportunidade que te valorize mais, fora da empresa. Para isso, você deve agir com mais cautela. Como está seu mercado de trabalho? Quanto tempo você deve demorar para conseguir um outro emprego? Como vai a sua reserva de emergência? Tudo isso deve ser levado em conta antes de tomar uma decisão drástica como pedir demissão.