Se você investe em Fundos de Investimento, já deve ter ouvido falar no tal de come-cotas. Mas você sabe como ele funciona?
O come-cotas é responsável por muitas dúvidas entre os investidores, principalmente naqueles interessados em Fundos Multimercado e Fundos de Renda Fixa, alguns dos Fundos nos quais ele é aplicado.
Porque “come-cotas”?
O nome vem exatamente da forma que esse imposto é cobrado – diretamente sobre o valor das cotas dos investidores.
Ele nada mais é que uma antecipação do Imposto de Renda, que ocorre duas vezes por ano: no ultimo dia de maio e no ultimo dia de novembro.
Como ele funciona?
Assim como na maioria dos investimentos em Renda Fixa, o Imposto de Renda sob a maioria dos Fundos de Investimento segue uma tabela regressiva. Em fundos de curto prazo, o imposto varia entre 20% e 22,5%, enquanto para fundos de longo prazo, varia entre 15% e 22,5%.
O come-cotas deduz o equivalente ao percentual mínimo de imposto devido sobre os rendimentos do investimento, 15% a 22,5%, de acordo com o tipo do Fundo.
Já a diferença do total devido de Imposto de Renda e o valor já previamente recolhido no come-cotas é calculada no resgate do investimento, pelo investidor.
Além disso, é importante dizer que o come-cotas incide somente sobre o rendimento do Fundo, e não no total investido.
Quais tipos de Fundos estão sujeitos ao come-cotas?
Grande parte dos Fundos disponíveis no mercado estão sujeitos a ele, já que ele está atrelado ao prazo do Fundo, e não ao tipo. Fundos DI, Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercado e Fundos Cambiais podem estar sujeitos ao come-cotas.
Fundos imobiliários, de Previdência e de Ações não têm incidência de come-cotas. Neles, o Imposto de Renda é cobrado apenas no resgate do investimento.
Afinal de contas, o come-cotas é um vilão?
No final das contas, escolher o investimento pela tributação que ele sofre não é o melhor negócio. Muitas vezes investimentos que sofrem maior carga tributária tem rendimentos melhores, e podem acabar valendo mais a pena que investimentos com menos impostos.
Conheça os investimentos disponíveis no portal da Easynvest e escolha o melhor para o seu perfil de investidor!
O conteúdo deste blog jamais deve ser interpretado como oferta, recomendação de produto, sugestão de alocação de recursos ou de estratégia de investimentos para os leitores. As taxas, prazos, condições e exemplos aqui mencionados são meramente indicativos e podem não estar sequer disponíveis para investimento no mercado. A Easynvest não garante a disponibilidade – ou sequer a existência – de produtos similares ou equivalentes aos mencionados neste blog em sua plataforma de investimentos. O conteúdo do blog possui caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser compreendido como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de quaisquer títulos públicos ou privados, sejam enquadrados no conceito de valores mobiliários ou não. Em absolutamente nenhuma hipótese, o conteúdo deste blog deve ser considerado um “relatório de análise”, nos termos da ICVM nº 483 ou qualquer norma equivalente que venha a substituí-la. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental que você leia o Regulamento, Prospecto, Edital e demais materiais de divulgação, com muita atenção aos fatores de risco. Salvo mediante prévio consentimento da Easynvest, é proibida a reprodução ou redistribuição das imagens e textos utilizados neste blog, seja no todo ou em parte. A Ouvidoria da Easynvest se encontra à disposição para funcionar como contato, caso a demanda inicial dos clientes não sejam satisfatoriamente solucionadas pelos canais de atendimento. Caso deseje entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o telefone 0800 7277784 Para mais informações sobre a Easynvest, procure a Central do Investidor da corretora, ou acesse o nosso site: http://www.easynvest.com.br
Email: easynvest@easynvest.com.br
Telefone: (11)3841-4515
Facebook: http://www.facebook.com/easynvest/
Youtube: http://www.youtube.com/user/easynvest
Twitter: http://twitter.com/Easynvest
Instagram: http://www.instagram.com/easynvest/