Pular navegação

Tesouro Direto: o que é e como funciona

É possível emprestar dinheiro para o governo e receber juros por isso de forma segura.

Tesouro Direto: Um Tesouro com joias e outros itens dentro de um círculo roxo e com um losango ao seu redor.

O Tesouro Direto é muito citado como uma boa opção de investimento para quem está começando – mas por que? O que é o Tesouro Direto e quais são as vantagens para quem vai investir?

O que é Tesouro Direto?

Por definição, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil em que são vendidos títulos públicos federais para pessoas físicas – esses títulos são um produto financeiro, um investimento, que os investidores compram.

O Tesouro Nacional do governo brasileiro emite títulos públicos, que são ativos de renda fixa (isso significa que ao comprar o título, você já tem uma ideia de quanto terá no momento do resgate), e os coloca para venda.

Como funciona o Tesouro Direto?

Ao comprar um título público, você está emprestando dinheiro para o governo brasileiro em troca de uma remuneração por este empréstimo, que você receberá quando vender o título.

Ou seja: você compra o título por um valor determinado e, ao vendê-lo, você recebe o valor emprestado ao governo mais juros sobre ele. Esses juros são o rendimento do título.

O valor mínimo para investimento no Tesouro Direto, qualquer que seja o título, é de R$ 30 – embora possa variar alguns reais. O valor máximo para aplicação no Tesouro é de R$ 1 milhão por mês.

Além disso, existe uma outra regra: o investidor não é obrigado a comprar um título inteiro. Ele pode, por exemplo, investir uma quantia que equivalha apenas a uma parte – ou fração – de um título. A fração mínima é de 1% do valor total do título; a compra sempre será em frações, até atingir os 100% do título. 

Classificação dos títulos do Tesouro Direto

Os títulos podem ser pré ou pós-fixados.  

Aqueles que são prefixados já vêm com uma taxa que indica quanto ele renderá. São indicados para o investidor que acredita que essa taxa será maior que a taxa básica de juros da economia, ou seja, a Selic.

A vantagem desse tipo de título é que ele está imune às movimentações do mercado, ou seja, o valor do rendimento será exatamente aquele da compra. No entanto, quando os juros aumentam, o título prefixado pode render menos que outras aplicações.

Já os títulos pós-fixados são aqueles que dependem do desempenho de um indicador. Esse indicador pode ser IPCA, IGP-M e outros. Sua vantagem é que a rentabilidade é sempre positiva e permite venda antecipada sem grandes perdas.

Principais tipos de Tesouro Direto

Existem três principais tipos de tesouro direto: 

Tesouro Prefixado

Esse título do Tesouro direto antigamente era conhecido como Letra do Tesouro Nacional, ou LTN. Trata-se de um título, como o nome já diz, prefixado. Isso significa que sua rentabilidade é definida no momento da compra — oferecendo previsibilidade.

O fluxo de pagamento do título prefixado é simples, ou seja, você investe e recebe o valor de face — total investido mais a rentabilidade — na data de vencimento. No entanto, isso ocorrerá desde que o título seja mantido até a data final acordada na compra.

O Tesouro Prefixado é indicado para o investidor que acredita que a taxa oferecida será maior que a taxa básica de juros da economia. Sendo assim, é fundamental que você acompanhe o mercado.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

Também prefixado, esse título do Tesouro Direto era chamado de Nota do Tesouro Nacional – Série F, ou NTN-F. Sua diferença para o título anterior é que, semestralmente, há o recebimento de juros, o que pode significar aumento de liquidez e a chance de reinvestir.

O Tesouro Prefixado com Juros Semestrais é a opção indicada para o investidor que deseja receber rendimentos a cada seis meses com uma taxa de juros definida antecipadamente na data de compra do título.

Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Outro título com pagamento a cada seis meses é o Tesouro IPCA com Juros Semestrais. Ele permite que você mantenha sua rentabilidade em termos reais e poder de compra ao longo do tempo — pois está protegido das flutuações do IPCA.

Diferentemente do título anterior, este é pós-fixado e está atrelado ao IPCA, sendo indicado para quem deseja guardar dinheiro a médio e longo prazos para fins como aposentadoria, compra de imóvel ou outro bem de alto valor.

Tesouro IPCA

É parecido com o título acima, mas neste não há o pagamento de juros semestrais. Sua rentabilidade também é pós-fixada e atrelada ao IPCA — sendo indicado para metas de médio e longo prazo, como aposentadoria e compra de imóveis.

O fluxo de aplicação do Tesouro IPCA é simples, ou seja, você compra o título e recebe o investimento na data acordada. Ele também oferece mais conforto, pois não requer preocupação e trabalho para reinvestimento.

A formação de preços simplificada do Tesouro IPCA também ajuda, pois sua metodologia de cálculo é mais fácil para o investidor em relação ao Tesouro IPCA com Juros Semestrais.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic já foi chamado de Letra Financeira do Tesouro, ou LFT. Trata-se de outro título pós-fixado cuja rentabilidade está atrelada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros de nossa economia.

A remuneração é determinada pela média da variação da taxa Selic entre a data de compra e liquidação do título. Por isso, uma de suas vantagens é a baixa volatilidade da Selic — evitando perdas caso você tenha a necessidade de vender o título antecipadamente.

O Tesouro Direto é seguro?

Os títulos públicos têm um risco baixo, pois o pagamento é garantido pelo Governo Federal. Além disso, por ser um investimento de renda fixa, o Tesouro é indicado para quem está começando a investir ou quer criar uma reserva de emergência.

Na teoria, inclusive, o Tesouro Direto é mais seguro do que a poupança, que fica depositada em uma conta de banco particular. Isso porque as chances de o governo não realizar o pagamento são consideradas menores do que as de um banco privado.

Além disso, os títulos comprados ficam registrados no nome do comprador em um ambiente regulado pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Quais são as vantagens de investir no Tesouro Direto?

As principais vantagens de investir nos títulos do Tesouro Direto estão relacionadas aos baixos custos de administração, à possibilidade de diversificação e gerenciamento pela internet, bem como aos valores mínimos de investimento.

Em alguns casos também é possível saber com antecedência quanto o dinheiro pode render, o que é excelente para quem investe esperando certa previsibilidade.

Como investir no Tesouro Direto?

Para investir no Tesouro é preciso somente ter CPF e uma conta em uma instituição financeira, seja um banco ou corretora de valores habilitados para realizar seu investimento. Eles atuam como os chamados “agentes de custódia” e são os responsáveis por cadastrar os investidores junto à BM&FBovespa e intermediar a transferência dos valores investidos e dos títulos.

Todos os títulos comprados pelo investidor ficam em sua conta de custódia na BM&FBovespa, em seu nome, rendendo até o momento do saque.

Como comprar títulos do Tesouro Direto

É possível comprar e vender títulos do Tesouro Direto através do site do Tesouro Direto, do site da sua instituição financeira (na plataforma de investidor) ou corretora, ou através de sua própria instituição, autorizando-a a negociar títulos em seu nome.

Mas é importante lembrar que nem todas as instituições oferecem essa última possibilidade.

Veja como investir no Tesouro Direto pelo Nubank

Quanto rende o Tesouro Direto?

Alguns títulos do Tesouro Direto têm rentabilidade atrelada ao IPCA, outros à taxa Selic e outros têm juros prefixados. 

O valor mínimo de aplicação também varia um pouco entre eles, já que os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional têm valores diferentes entre si.

Para ajudar a escolher o melhor título para investir, o site do Tesouro Direto permite que os investidores simulem uma aplicação a partir do quanto têm para investir, prazo do investimento, remuneração e perfil do investidor. 

Você também pode conferir no conteúdo O que é investimento – e como começar a investir o que cada tipo de rentabilidade significa para escolher a que mais se aplica ao seu perfil de investidor.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.