Você sabe a diferença entre metas e sonhos? Entender a diferença entre os dois é vital para se organizar para, pouco a pouco, ir dando pequenos passos em direção a seus objetivos…

Todo mundo tem sonhos, né? Seja de comprar alguma coisa como uma casa, um carro, uma moto, enfim…  Ou seja também fazer uma viagem, casar, as vezes até parar de trabalhar mais cedo, por que não… E vocês já sabem: a Easynvest está aqui pra te ajudar a chegar nesses sonhos!

Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a entender a diferença entre sonhos e metas:

Diferencie metas de objetivos

O objetivo, ou sonho, é aquilo que pretendemos alcançar, tipo fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa.

Já as metas são aquele passo a passo que faz seu sonho ser viável. É entender qual é o valor de entrada que você vai ter que dar para comprar o carro ou a casa… Entender quanto seria a prestação mensal que você teria que pagar, e como isso poderia se encaixar no seu orçamento. Tudo pode começar com a meta de economizar algum dinheiro todo mês, por exemplo!

Priorize seus objetivos

O que você vai realizar primeiro? Não adianta correr atrás de tudo ao mesmo tempo, né? Ao colocar seus sonhos em ordem, é importante tentar fazer um equilíbrio entre aqueles mais difíceis, mas que você quer muito, e os mais fáceis que basta um empurrãozinho para chegar lá.

Nesse passo, você também vai começar a entender o quanto vai precisar economizar para alcançar cada objetivo.

Seja realista

Não adianta dizer que quer ficar rico em 6 meses, tá bom? Metas irreais só vão te jogar pra baixo e atrapalhar sua motivação.

Assim, é importante que você faça um diagnóstico muito bem feito das suas finanças para entender o quanto de dinheiro você pode dispor todos os meses para investir naquela meta. Controle seus gastos, corte o que não é necessário e se mantenha focado!

Divida as metas por prazo

Curto, médio ou longo prazo? As metas de curto prazo são aquelas que podem ser realizadas em até um ano. Dê preferência para o pagamento de dívidas, ou necessidades mais urgentes e necessárias.

Para o médio prazo, entre 1 e 3 anos, pense em metas que você vai precisar de um investimento considerável para realizar. Talvez uma viagem internacional, uma festa de casamento…

Já para o longo prazo, coloque metas que você vai precisar de um planejamento maior para executar, como comprar um imóvel, por exemplo. Nesses casos, você pode precisar da ajuda de toda a família para ter um orçamento controlado e equilibrado por bastante tempo.

Depois, com os objetivos e metas em ordem, é só organizar seu orçamento e começar a investir! Se quiser umas dicas para isso, dá uma olhadinha nesse vídeo aqui.

Também preparamos um vídeo que te explica esse passo a passo de diferenciar metas e sonhos para iniciar uma vida financeira saudável!