A realização dos sonhos está relacionada com nossa capacidade de colocar as finanças em dia. Só que guardar dinheiro não é o suficiente. É preciso fazer com que a quantia guardada trabalhe para você, gerando um bom rendimento. Nesse caso, os investimentos são a melhor opção. No entanto, imprevistos acontecem e você pode precisar de um resgate antecipado

 

Mas será que esta é uma boa opção? Vale a pena? Para ajudá-lo, preparamos este artigo que explica como esse procedimento funciona. Veja o que você vai encontrar:

 

  • O que é resgate antecipado nos investimentos?
  • Qual o melhor momento para fazer um resgate antecipado?
  • Como funciona o resgate antecipado na Easynvest?
  • Passo a passo para fazer um resgate antecipado
  • Resgate antecipado ou liquidez diária?
  • Marcação a mercado nos investimentos financeiros
  • Quais os benefícios dos investimentos financeiros?

 

O que é resgate antecipado nos investimentos?

 

Quando você coloca seu dinheiro em investimentos financeiros, é feito um acordo com o emissor sobre o período mínimo que ele deve permanecer rendendo. Mas isso não significa, necessariamente, que você não terá acesso a ele. Em outras palavras, o resgate antecipado é a retirada do dinheiro antes do vencimento.

 

Dependendo do investimento escolhido, é possível solicitar o resgate antes do prazo do total ou de uma parte do valor investido. Contudo, pode ser que exista a necessidade de pagar taxas para realizar essa ação. Confira um vídeo sobre o assunto.

 

 

Qual o melhor momento para fazer um resgate antecipado?

 

Imprevistos que envolvem dinheiro são surpresas indesejadas. Afinal, todos sonhamos com a tranquilidade financeira. Dívidas e gastos não previstos abalam o humor, a qualidade do sono bem como o modo como você se relaciona com as pessoas.

 

Quando eles surgem, é necessário dispor de uma quantia no menor tempo possível. Por esse motivo, o resgate antecipado é uma opção interessante para que você supere os imprevistos financeiros.

 

Como esse dinheiro permaneceu em rendimento constante, às vezes por um um longo prazo, pode ser que as taxas para resgatá-lo antecipadamente sejam cobertas pelo valor atualizado. Assim, você não tem perdas significativas na quantia investida.

 

Como funciona o resgate antecipado na Easynvest?

 

A Easynvest, plataforma de investimentos financeiros que tem mais de 300 opções de escolha para você. Somos uma instituição financeira que te ajuda a fazer o dinheiro render.

 

Aqui, você abre uma conta, define seu perfil de investidor e cuida do seu dinheiro de maneira prática, sem complicações.

 

Para efetuar o resgate antecipado, basta acessar sua área pessoal no site da Easynvest, no aplicativo ou seu smartphone. Em seguida, escolha a opção Acompanhar para visualizar todos os seus títulos. Selecione um título de Renda Fixa, como CDB, LC, LCI ou LCA, e a opção de resgate antecipado aparecerá.

 

Siga o passo a passo

 

1. Investimentos com liquidez diária (resgate a qualquer momento)

 

  1. Acesse a sua conta Easy pelo Portal ou Aplicativo;
  2. Clique em Acompanhar;
  3. Em seguida, selecione o título de liquidez diária e clique em Resgatar;
  4. Preencha o valor que deseja resgatar e confirme a operação com a sua Assinatura Eletrônica.

 

2. Investimentos com data de vencimento para resgate

 

  1. Acesse a sua conta Easy pelo Portal ou aplicativo;
  2. Clique em Acompanhar;
  3. Em seguida, selecione o título de liquidez no vencimento e clique em Resgate Antecipado;
  4. Selecione quantas unidades deseja resgatar e em seguida clique em Resgatar;
  5. Por fim, preencha sua Assinatura Eletrônica e clique em Confirmar.

 

Resgate antecipado ou liquidez diária?

 

Se você vai precisar do dinheiro investido em um curto prazo, é importante que você escolha investimentos com liquidez diária. Ou seja, que permitem que você faça o resgate do seu investimento a qualquer momento.

 

Você também precisa de investimentos com liquidez diária para construir a sua reserva de emergência. Ter uma reserva de emergência é um dos passos mais importantes na vida financeira de uma pessoa. Trata-se de uma quantia que deve ser mantida para cobrir despesas imprevistas que demandam gastos maiores que os habituais.

 

Digamos que, por exemplo, a geladeira de sua casa parou de funcionar e não tem mais conserto. Por isso, é fundamental ter uma quantia guardada para fins como este. Essa quantia, portanto, é chamada de reserva de emergência.

 

Para construir sua reserva de emergência, você pode investir em Renda Fixa. Você pode aplicar em Títulos Públicos, como o Tesouro Selic e títulos do Tesouro Direto pré e pós-fixados. Existem ainda os CDBs e outros ativos com liquidez diária. Em todos eles é garantida a possibilidade de resgatar o seu dinheiro em até um dia útil.

 

 

Marcação a mercado nos investimentos financeiros

 

Ao realizar o resgate antecipado, seu título será oferecido para venda antecipada a outros investidores pelo valor de mercado atual, isso é chamado de marcação a mercado. Na prática, essa marcação leva em consideração uma série de fatores que podem valorizar ou desvalorizar o papel. Assim, pode acontecer de você não ter 100% da rentabilidade acumulada e até mesmo perda do valor aplicado inicialmente. 

 

Por isso, é importante que você se planeje e efetue esse procedimento apenas em situações extremas.

 

O valor do resgate será depositado em sua conta na Easynvest. Para transferi-lo para uma conta corrente, por exemplo, serão necessários mais alguns passos: no menu lateral, acesse as opções Minha Conta e depois Movimentação. 

 

Na sequência, selecione no topo da página a opção desejada: Retirada. Vale destacar que, nessa mesma página, é possível efetuar depósitos nas suas contas de investimento e até transferências de valores entre elas — aproveitando as oportunidades de rendimentos maiores.

 

Depois que você escolher a opção retirada, selecione a conta que você já tem cadastrada na Easynvest. Ao selecioná-la, os números da agência e da conta corrente aparecerão embaixo, para que você possa confirmá-los.

 

Se estiver tudo certo, preencha o valor desejado para retirar da conta. Fique atento ao limite do seu investimento — informação que é apresentada no topo da página. E seguida, digite o valor e confirme-o na janela ao lado.

 

Por fim, o pedido de retirada. Confirme digitando a sua senha eletrônica do site Easynvest. E como havíamos comentado no início deste artigo, imprevistos acontecem, não é mesmo?

 

Caso necessite do valor do resgate no mesmo dia, faça a solicitação de retirada até as 14h — assim o dinheiro será creditado em sua conta até o final do expediente bancário. É muito fácil!

 

Quais os benefícios dos investimentos financeiros?

 

ato de investir no mercado financeiro traz muitos benefícios para a sua vida. Ele consegue ajudá-lo naqueles momentos de aperto financeiro, ou seja, quando surgem os imprevistos. Trata-se de algo que vai além de ganhar dinheiro para o futuro.

 

Você pode inclusive, traçar objetivos de curto prazo para as suas aplicações.

 

Você não fica refém do seu salário

 

A população brasileira é historicamente carente quando o assunto é disciplina e educação financeira. Muita gente gasta mais do que ganha e, por esse motivo, convive por muito tempo com dívidas. Mas ao investir parte do seu dinheiro, ele trabalhará para você — aumentando a quantia.

 

É possível programar o pagamento das dívidas

 

Os investimentos financeiros fazem você repensar o modo como lida com o próprio dinheiro. Além disso, sendo mais consciente com o quanto ganha, será possível se organizar melhor para pagar as dívidas que tiver. Já os próximos gastos serão feitos de maneira mais pensada, evitando o endividamento descontrolado.

 

Sua relação com o consumo vai melhorar

 

Acredite: não há prazer comparável ao ver seu dinheiro render. Isso traz uma nova consciência em relação ao consumo, evitando as compras por impulso que o levam às dívidas. Assim que você deixa de ser refém do próprio salário, se torna mais crítico em relação às suas necessidades para viver e ser feliz.

 

A vida fica mais equilibrada e com menos preocupações

 

Perceba que os investimentos financeiros fazem com que você assuma o protagonismo da sua vida financeira. Isso o deixa mais tranquilo, pois seu foco passa a ser a resolução de outros problemas. Logo, sua vida fica mais equilibrada e saudável, afinal, você tem a garantia de um dinheiro que está rendendo e pode solucionar os imprevistos que porventura apareçam.

 

Desperte o investidor que há em você! Não precisa ser expert para entender como cada investimento funciona. Deixe que a Easynvest explica tudo para você!

 

Por fim, simule aqui quanto o seu dinheiro pode render em diferentes aplicações com a ajuda da Easynvest.