Você já ouviu falar sobre rendimento LCI e LCA? Para quem está entrando no mundo dos investimentos e, geralmente ouve falar bastante sobre Tesouro Direto e CDB, essas siglas podem parecer novas, mas são uma alternativa. A boa notícia é que elas fazem parte do grupo dos investimentos de renda fixa.

Isso significa que essas modalidades de investimento oferecem a possibilidade de saber o retorno em cima do quanto se investe logo no momento da aplicação. Essa é a segurança que você e muita gente deseja.

Como existem muitos investimentos de renda fixa, é importante conhecer cada um deles e saber informações, como taxa de administração, nível de risco, garantia de rentabilidade e com quanto você pode começar o seu.

Neste artigo, nosso foco será no rendimento LCI e LCA. Continue a leitura, saiba como funcionam e como escolher o seu.

O que é rendimento LCI e LCA?

LC é a abreviação de Letras de Crédito, um título de renda fixa emitido pelos bancos. Existem dois tipos: a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

A Letra de Crédito Imobiliário serve para captar recursos que são utilizados no financiamento de atividades do setor imobiliário. Ao comprar esse título, o banco oferece em troca uma taxa de rentabilidade anual que vem atrelada a uma data de vencimento. Desse modo, é possível calcular com antecedência quanto o seu dinheiro renderá.

Já a Letra de Crédito do Agronegócio funciona do mesmo modo que a LCI, contudo, seu foco é o financiamento das atividades do setor de agronegócio.

Qual a diferença entre LCI e LCA?

As diferenças não são significativas e, para o investidor, optar entre uma e outra pode ser uma questão resumida a qual das duas rende mais ou um interesse específico em aplicar seu dinheiro em um determinado setor.

Sendo assim, a escolha entre LCI e LCA é feita seguindo três critérios:

  • taxa de rendimento;
  • prazo de aplicação;
  • aporte inicial.

As características desses investimentos são:

  • baixo risco;
  • investimento mínimo de R$ 1.000,00;
  • resgate no vencimento;
  • isentos de impostos.

Quando chega a data de vencimento do rendimento LCI ou LCA, você tem a possibilidade de reinvestir ou resgatar. No caso do resgate, você receberá o valor investido mais os rendimentos durante o prazo acordado.

Se você optar pelo reinvestimento, é possível aplicar o dinheiro em um título parecido ou escolher outro entre os oferecidos pela instituição emissora dele.

Sobre o resgate antecipado, ele não pode ser feito em um período inferior a 90 dias — pois este costuma ser o período de carência. Até a data de vencimento, o resgate não costuma ser vantajoso, pois você pode perder boa parte dos rendimentos.

Quando devo investir em LCI e LCA?

Um bom investidor não mantém todo seu dinheiro em um único título. É preciso diversificar seus investimentos e obter os melhores resultados de cada modalidade.

Como o rendimento LCI e LCA está atrelado a uma data de vencimento pré-fixada, você pode colocar uma parte do seu dinheiro atrelando-a aos objetivos de médio e longo prazo.

Ter uma visão ampla em relação ao seu investimento é muito importante para saber se ele está alinhado com as suas metas.

Outros investimentos podem ser mais interessantes para que você tenha uma reserva de emergência. É o caso do Tesouro Selic. Com ele, você pode fazer o resgate quando quiser.

Se você já tem uma reserva de emergência, pode direcionar parte dos seus recursos para os investimentos de longo e médio prazo, como as LCIs e LCAs. Isso significa montar uma carteira de investimentos, ou seja, diversificá-los.

Quais são as vantagens do rendimento LCI e LCA?

Rentabilidade

As taxas de rentabilidade da LCI e da LCA costumam ser bem próximas do CDI, que é referência quando o assunto é renda fixa. Para investir com base nos resultados do mercado, as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são excelentes alternativas.

Diversificação

Esse ponto é importantíssimo, pois se trata de montar sua carteira de investimentos. Além disso, as LCIs e LCAs financiam setores estratégicos da nossa economia. Trata-se de um ganho duplo, pois nosso país se desenvolve e você recebe por isso.

Segurança

LCI e LCA são investimentos de baixo risco e amparadas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Significa que, mesmo diante da falência do órgão emissor, você pode receber o dinheiro investido.

Isenção de taxas

O dinheiro pode ser investido, você recebe o rendimento e não precisa pagar impostos.

E as desvantagens?

Carência

Esse tipo de investimento só se transforma em uma desvantagem para você caso não tenha uma reserva de emergência e precise do dinheiro antes do vencimento. Portanto, é fundamental montar uma carteira e diversificar.

Liquidez

Para evitar perdas nos rendimentos, o ideal é manter as LCIs e LCAs até o prazo de vencimento.

Como obter o rendimento ideal?

Para obter o rendimento ideal, você precisa analisar as possibilidades das LCIs e LCAs. Verifique o investimento mínimo e o prazo de vencimento de cada título. De modo geral, as LCAs têm aporte menor e prazos maiores que as LCIs. Lembre-se de que tudo depende dos seus objetivos.

Com o rendimento LCI e LCA você consegue obter bons resultados em um período alinhado com seus objetivos de médio e longo prazo. Essa é uma forma segura de manter seu dinheiro rendendo e diversificar sua carteira de investimentos.

Utilize nosso simulador para saber quanto o seu dinheiro pode render em investimentos como LCI e LCA.