A operação denominada Autocall é bastante popular no mundo do Coe e seus produtos estruturados.
Nesse tipo de operação é estabelecida uma ou mais datas de observação anteriores ao vencimento. Nestas datas, acontecerá uma verificação nos valores dos ativos objetos – ações de empresas ou índices de mercado -, do COE em relação aos valores iniciais da operação.
Caso os preços de todos ativos estejam acima dos valores iniciais na data de verificação, a operação é encerrada de forma antecipada. Caso aconteça, o investidor receberá uma remuneração preestabelecida (normalmente uma taxa pré-fixada) mais o valor aplicado. Porém, se pelo menos um dos ativos estiverem abaixo da cotação inicial, a operação segue até a próxima data de observação e o processo se repete até o fim da operação.
Tanto a taxa (cupom) quanto os objetivos da operação estão indicados no DIE (Documento de Informações Essenciais). Por isso, é importante ler o documento para ter todas as informações e taxas da operação.
DIE:
O DIE é um documento obrigatório e emitido pelo banco que estrutura as operações antes delas começarem. Por isso, as taxas que aparecem no documento são uma referência (banda) que indica a taxa máxima e mínima que o banco emissor se compromete a pagar, caso as condições da operação sejam atingidas.
Na data inicial da operação, o banco divulga tanto os preços iniciais dos ativos quanto a taxa fixada (que não poderá ficar fora da banda indicada no DIE) e que irá valer até o encerramento, antecipado ou não, da operação.
Os valores iniciais dos ativos são informados aos clientes, no máximo, até o dia seguinte do início da operação.
O que olhar no DIE?
Data de Fixing: São as datas aonde os preços iniciais dos ativos objetos são definidos, geralmente é utilizado o preço de fechamento fixado em bolsa.
Código Bloomberg: O Bloomberg é uma agencia de notícias mundialmente reconhecia e utilizada na maioria das mesas de operação em todo mundo. É esse código que indica a cotação oficial do ativo objeto ao qual o cliente estará exposto.
Nele está definido tanto o ativo objeto, quanto respectiva bolsa ou balcão organizado aonde esse ativo está sendo negociado.
Exemplo: PETR4 BZ Equity
• PETR4 = Petrobras PN
• BZ = B3
• Equity = ação
Data de observação: São as datas aonde serão verificados os preços dos ativos. Ao final do pregão do dia, caso sejam cumpridos os objetivos definidos no DIE, a operação poderá ser liquidada e o cliente irá receber o investimento inicial corrigido pela taxa preestabelecida. Mas caso contrário, a operação seguirá adiante até a próxima data de observação ou vencimento.
Cupom: É a taxa preestabelecida ao final do último dia de captação do COE (data de fixing).
Linear (juros simples) e fixada, é informada ao cliente por e-mail na data de início da operação. Deve ser observado a periodicidade da operação (Trimestral/Semestral ou Anual) para se calcular a taxa ao período.
Ex: Cupom de 6,00% ao semestre = 12,00% ao ano.
Vale ressaltar que essas taxas aparecem como uma banda no DIE, sempre definidas apenas no dia de emissão do COE. Porém, a taxa deverá obrigatoriamente estar entre a banda indicadas no documento.
Tributação: A referência será a tabela regressiva utilizada em operações de renda fixa. É bom ficar atento caso a operação seja liquidada antecipadamente, pois a faixa de tributação será maior do que a indicada no início da operação. Por exemplo, uma operação de 721 dias terá uma tributação de 15,00%, se ela for liquidada de forma antecipada em 180 dias a tributação será alterada para 22,50%.
Bom dia,
Fiz uma aplicação em Renda Fixa tipo COE e, conforme o texto deste Post:
“Cupom: É a taxa preestabelecida ao final do último dia de captação do COE (data de fixing).
Linear (juros simples) e fixada, é informada ao cliente por e-mail na data de início da operação. Deve ser observado a periodicidade da operação (Trimestral/Semestral ou Anual) para se calcular a taxa ao período.”
deveria ter recebido o referido e-mail com a taxa do Cupom Semestral, fixada inicialmente entre 4,5% e 6,5%, mas até o presente momento não recebi. A data de fixing prevista no DIE foi 04/05/2018 e a data de início previsto foi 07/05/2018.
Dessa forma, como devo proceder para obter essa informação?
Atenciosamente,
Oi, Pablo, tudo bem? Fizemos um vídeo que pode responder essa pergunta. Se a dúvida permanecer, estamos aqui para te ajudar. bit.ly/COEnaprática
O conteúdo deste blog jamais deve ser interpretado como oferta, recomendação de produto, sugestão de alocação de recursos ou de estratégia de investimentos para os leitores. As taxas, prazos, condições e exemplos aqui mencionados são meramente indicativos e podem não estar sequer disponíveis para investimento no mercado. A Easynvest não garante a disponibilidade – ou sequer a existência – de produtos similares ou equivalentes aos mencionados neste blog em sua plataforma de investimentos. O conteúdo do blog possui caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser compreendido como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de quaisquer títulos públicos ou privados, sejam enquadrados no conceito de valores mobiliários ou não. Em absolutamente nenhuma hipótese, o conteúdo deste blog deve ser considerado um “relatório de análise”, nos termos da ICVM nº 483 ou qualquer norma equivalente que venha a substituí-la. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental que você leia o Regulamento, Prospecto, Edital e demais materiais de divulgação, com muita atenção aos fatores de risco. Salvo mediante prévio consentimento da Easynvest, é proibida a reprodução ou redistribuição das imagens e textos utilizados neste blog, seja no todo ou em parte. A Ouvidoria da Easynvest se encontra à disposição para funcionar como contato, caso a demanda inicial dos clientes não sejam satisfatoriamente solucionadas pelos canais de atendimento. Caso deseje entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o telefone 0800 7277784 Para mais informações sobre a Easynvest, procure a Central do Investidor da corretora, ou acesse o nosso site: http://www.easynvest.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (11)3841-4515
Facebook: http://www.facebook.com/easynvest/
Youtube: http://www.youtube.com/user/easynvest
Twitter: http://twitter.com/Easynvest
Instagram: http://www.instagram.com/easynvest/
Em termos de risco ao investidor, é melhor um COE de análise trimestral se comparado a outros semestrais e anuais, correto? Mesmo pagando um IR maior, haverão mais chances de na data de análise do COE, o preço das ações estarem acima do valor inicial…
Oi, tudo bem? A gente tem uma live toda sobre COE, pode ser bem útil pra você: youtu.be/3K5FWEZ2UI0?t=9 😉