Você conhece os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)? Em franco crescimento no mercado financeiro do Brasil, os FIIs fazem parte de uma das classes de investimentos mais faladas neste início de ano.

Grande parte das vezes, quando quer investir buscando rendimentos mensais, o brasileiro pensa logo em adquirir imóveis. Talvez por ter mesmo um perfil mais conservador, como explicamos nesse texto, ou talvez por desconhecimento, muitas vezes continuamos a investir em opções que são mais burocráticas e que trazem rentabilidades mais baixas.

Mas, afinal, o que são FIIs?

Os FIIs funcionam de forma parecida com os Fundos de Investimento convencionais. O gestor do fundo age como uma espécie de síndico, tomando as decisões relativas ao dinheiro pago por todos os cotistas desse grande “condomínio financeiro”. A diferença é que, no caso dos FIIs, o gestor investe em empreendimentos imobiliários ou em investimentos ligados ao setor.

Tipos

Existem dois tipos de FIIs, os chamados de Fundos “de tijolo” e os Fundos “de papel”. Os de tijolo são aqueles em que o gestor investe diretamente em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais, galpões, entre outros. Já nos Fundos de papel, o dinheiro dos investidores é aplicado em ativos ligados a imóveis, como Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Nos dois casos, os fundos podem pagar os chamados proventos, que são quantias pagas mensalmente ao investidor. Os valores variam conforme vários fatores, como valorização dos imóveis ou ativos em que o fundo investe, taxa de ocupação destes imóveis, entre outros.

Como avaliar?

É essencial pesquisar certos fatores sobre o Fundo, como em quais imóveis ele investe, em que áreas, o histórico do gestor, a liquidez (facilidade de compra e venda) das cotas, e por aí vai. Também é importante observar o histórico de rendimentos e valorização das cotas, sempre lembrando que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro.

A Easynvest oferece recomendações de carteiras, cotações e análises de fundos produzidos pela Consultoria de Investimentos Lopes Filho para seus investidores. Para acessá-las, basta fazer o login no portal Easynvest e acessar “Mais” no menu superior direito. Depois, no menu à esquerda, clique em “Aprenda a investir” e depois em “Onde Investir”. Pronto, você será direcionado à página da Lopes Filho, onde poderá encontrar as melhores análises do mercado para tomar uma decisão mais embasada em relação aos seus investimentos!

Para investir em FIIs, veja esse vídeo onde mostramos na prática como fazer seu investimento pelo Home Broker da Easynvest. Aproveite!