Está querendo investir na sua Previdência, mas ainda não entendeu as diferenças entre PGBL e VGBL e principalmente, qual o melhor para o seu caso?

Entre as diferenças e similaridades entre eles, a escolha do melhor para você vai depender de fatores pessoais de cada um. E como não poderia deixar de ser, você vai entender tudo sobre eles aqui no Blog da Easynvest !

Existem dois tipos de planos de Previdência para você escolher o melhor para você: o PGBL e o VGBL. Basicamente, o que difere os dois é a forma de tributação.

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre, ou PGBL, é mais indicado para quem faz a Declaração Completa do Imposto de Renda, já que o dinheiro investido nesse tipo de plano é deduzível da base de cálculo do Imposto de Renda em até 12% da renta bruta anual tributável.

Na prática, isso significa que você terá que pagar menos impostos e vai sobrar mais dinheiro para investir! Ah, o PGBL é só para contribuintes do INSS ou servidores públicos.

VGBL

Já o VGBL é mais indicado para quem faz a Declaração Simplificada do Imposto de Renda ou que já chegaram ao limite de 12% do PGBL e quer investir ainda mais.

Apesar de não ser dedutível no IR, a grande vantagem desse tipo de plano é na hora do resgate, quando você só teria que pagar imposto sobre os rendimentos, diferente do PGBL, que paga imposto sobre todo o valor resgatado.

Tabela Progressiva x Regressiva

Além de escolher entre VGBL e PGBL, ao contratar a sua Previdência você pode também escolher a tabela de tributação que será utilizada no resgate do seu dinheiro. Existe a tabela progressiva, que tem alíquotas maiores conforme o valor a ser resgatado, porém despesas com planos de saúde, dependentes, entre outros, podem ser deduzidas do Imposto de Renda.

Já na tabela Regressiva, as alíquotas vão diminuindo conforme passa o tempo com o dinheiro aplicado. Apesar disso, não existe dedução no Imposto de Renda.

 

Para você que quer obter o máximo da sua Previdência Privada, aproveite a portabilidade de Previdência da Easynvest e vem ver seu dinheiro render mais!