Pular navegação

Onde guardar dinheiro?

Entenda onde guardar dinheiro e confira as vantagens de cada tipo de investimento de acordo com o seu objetivo

Em um fundo roxo, a imagem traz uma colher de metal com uma bola de sorvete lilás.

Ter uma vida financeira organizada é o primeiro passo para que seja possível, mês após mês, guardar dinheiro. Mas qual é o melhor lugar para colocar esse dinheiro? Ou, em outras palavras: onde guardar dinheiro?

Com "lugar" queremos dizer um tipo de investimento ou conta em que seu dinheiro possa ficar armazenado, rendendo e com segurança (nada de guardar em casa ou cofrinhos).

Mas por que é preciso ter um "lugar" para guardar dinheiro?

A resposta curta é: para se organizar melhor e fazer o dinheiro render.

É importante sempre separar o dinheiro que se quer guardar todo o mês do dinheiro do dia a dia: essa é a melhor forma de não misturar o que pode ou não ser gasto.

Também é importante ter em mente qual é seu objetivo com essas economias. Pagar uma viagem? Fazer uma compra de valor mais alto? Guardar para a aposentadoria? São muitas as hipóteses, mas a maioria das pessoas que está começando a organizar as finanças para guardar dinheiro precisa pensar em três grandes tipos de metas:

  • Reserva de emergência;
  • Objetivos de curto prazo;
  • Objetivos a longo prazo.
https://www.youtube.com/watch?v=R_dQ2BzL7kY

Como escolher onde guardar dinheiro?

Saber qual é o seu objetivo é indispensável para escolher o tipo de investimento ou conta em que você vai deixar seu dinheiro.

Isso porque existem certos investimentos que não possuem liquidez diária - ou seja: não permitem que o cliente resgate o dinheiro investido quando desejar . Muitas vezes, esses investimentos têm prazos de vencimento muito longos - sacando antes, você pode acabar perdendo dinheiro.

Portanto, antes de decidir onde guardar, é melhor considerar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Reserva de emergência

Aquele dinheiro que você não sabe ao certo quando precisará usar: ele precisa estar disponível para qualquer imprevisto.

Ter uma reserva de emergência é um dos primeiros passos para manter uma vida financeira saudável e evitar problemas no futuro.  

Fazer um empréstimo é uma das principais causas de dívida, segundo pesquisa da CNDL – por isso, ter um dinheiro guardado para imprevistos é uma forma de preservar suas economias. O ideal, segundo educadores financeiros, é que esse fundo de emergência tenha o equivalente a seis salários mensais.

https://www.youtube.com/watch?v=Ma61_0B5SZc&t=28s

Objetivo de curto e longo prazo

A grande diferença é que, com um objetivo de curto prazo, será necessário resgatar o investimento com maior antecedência, enquanto para os de longo prazo você terá mais tempo para deixar o dinheiro rendendo.

Viagens e compras, por exemplo, costumam ser objetivos a curto prazo.

Os objetivos de longo prazo, por sua vez, costumam incluir aposentadoria, comprar um imóvel, fazer uma pós graduação… São os objetivos que, normalmente, também pedem uma quantia de dinheiro maior.

Saber onde se encaixa seu objetivo é fundamental para escolher o melhor investimento ou tipo de conta onde você vai guardar esse dinheiro.

https://www.youtube.com/watch?v=u7g9uUdadzk

Afinal, onde guardar dinheiro?

Para todos os três objetivos acima, é importante optar por investimentos que:

  • Sejam seguros;
  • De baixo risco;
  • E que tenham uma rentabilidade pelo menos acima da inflação.

No geral, para quem está começando, recomendamos para isso os investimentos de renda fixa.

Esse é um tipo de investimento cujo rendimento pode ser de taxas prefixadas ou pós-fixadas – em ambas, você consegue ter uma ideia mais clara do quanto terá no momento do resgate. Ela tem baixo risco, o que significa que as chances de você perder dinheiro são baixas. Por isso, é uma boa opção para investir na hora de decidir onde guardar dinheiro.

As melhores opções de renda fixa para quem está começando são:

  • Tesouro Direto;
  • CDBs;
  • Fundos de renda fixa;
  • Previdência privada – especificamente para quem pensa em aposentadoria.

E a poupança?

A poupança é a opção mais buscada pelos brasileiros na hora de decidir onde guardar dinheiro - mas ela não é a melhor opção. Existem modalidades que trazem mais retorno, garantem a mesma segurança e você pode resgatar os valores investidos a qualquer momento - entenda mais sobre isso aqui.

Basicamente, todo investimento que rende mais de 90% do CDI já é mais vantajoso que a poupança.

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil em que são vendidos títulos públicos federais para pessoas físicas. Ao comprar um título público, você está emprestando dinheiro para o governo brasileiro e receberá uma remuneração (juros) quando vender o título.

Esses títulos públicos são ativos de renda fixa. Ao comprar o título, portanto, você já tem uma ideia de quanto terá no momento do resgate - quando os coloca à venda novamente.

Ou seja: você compra o título por um valor determinado e, ao vendê-lo, recebe o valor emprestado ao governo mais juros sobre ele. O valor mínimo para investimento no Tesouro Direto, em qualquer título, é de pouco mais de R$ 30. O valor máximo para aplicação no Tesouro é de R$ 1 milhão por mês. Saiba mais sobre ele aqui.

Os títulos do Tesouro Direto são uma boa opção para guardar dinheiro tanto para quem tem objetivos tanto de curto quanto de longo prazos, já que seus vencimentos vão desde 2022 até 2050. Basta escolher o que se adapta a suas prioridades.

2. CDBs

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Como o próprio nome sugere, o CDB é um título de empréstimo a um banco – você empresta o seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros, como acontece com a maioria dos empréstimos.

Os CDBs têm uma data de vencimento, portanto, é possível investir no que tiver data mais próxima do seu objetivo. Alguns deles também têm uma liquidez diária, o que significa que você pode resgatar o saldo investido a qualquer momento – para uma reserva de emergência, por exemplo, isso é indispensável.

O ideal, entretanto, é esperar até a data de vencimento do título para fazer o resgate.

https://www.youtube.com/watch?v=80aRLFX3sgk&t=37s

CDBs podem ter os mais diversos prazos de vencimento, mas são de, em média, até cinco anos. Portanto, são mais indicados para quem procura uma opção de onde guardar dinheiro para objetivos de curto prazo – mas nada impede que, após o vencimento, você invista o valor em outro CDB.

3. Fundos de Renda Fixa

Um fundo de renda fixa é, basicamente, um fundo de investimento – controlado por uma gestora – que investe somente em produtos de renda fixa. Um mesmo fundo pode, por exemplo, investir em títulos do Tesouro Direto e CDBs.

Os fundos de renda fixa também têm pouca volatilidade e são uma opção diferente para investir seu dinheiro. O único cuidado que deve ter é com a taxa de custódia e administração que alguns delesf cobram sobre o valor investido e seus rendimentos – isso pode comprometer parte da rentabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=coa_VQE_Fyc&t=62s

4. Previdência privada

A grande diferença entre os dois tipos de previdência privada está relacionada à declaração do Imposto de Renda.

VGBL

O VGBL é recomendado para quem usa o modelo simplificado de declaração do IR (cujo desconto é padrão de 20% e não considera deduções).

As aplicações feitas no plano de previdência ao longo do ano não podem ser deduzidas do Imposto de Renda; quando o valor investido for resgatado, entretanto, o imposto será pago somente sobre o valor dos rendimentos, e não o total acumulado.

PGBL

Ele é recomendado para os investidores que utilizam o modelo completo de declaração, porque o investidor poderá deduzir do imposto o valor que investiu no plano de previdência ao longo do ano. Entretanto, quando for resgatar o investimento, pagará o imposto sobre o total investido e os rendimentos que ele teve no período.

A previdência privada é recomendada para quem investe pensando no futuro e em ter uma aposentadoria "extra".

5. Ainda com dúvida sobre onde guardar dinheiro? Conheça as Caixinhas do Nubank

As Caixinhas são uma ferramenta para guardar dinheiro de forma organizada, de acordo com as suas metas, direto no aplicativo do Nu – e com possibilidades de rendimento. Elas são simples de usar, e podem ser personalizadas para diferentes tipos de objetivos e desejos.

Por enquanto, são sugeridas duas possibilidades de investimentos: 

  • RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e para aquela sua Caixinha de reserva de emergência, por exemplo;
  • Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com potencial de rentabilidade acima de 100% do CDI ao longo do tempo. 

Essas opções serão pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente que tiver seu perfil de investidor preenchido também terá a liberdade de escolher entre elas. Além disso, dá para acompanhar os resultados de um jeito simples e transparente, dentro do seu app do Nubank.

Caixinhas do Nubank são melhores que a poupança? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.


Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.