Já tentou investir no Tesouro Direto e se deparou com as operações suspensas? Muita gente não entende por que o Tesouro Nacional interrompe essas negociações. Assim, nesse texto, vamos te explicar quando e porque o mercado deste investimento fica indisponível.

O que é Tesouro Direto?

O Tesouro direto é um programa do Tesouro Nacional que foi desenvolvido com a BM&F Bovespa. O objetivo era de que títulos públicos federais pudessem ser vendidos para pessoas físicas, de um jeito fácil, rápido e totalmente online.

Esse programa surgiu em 2002, democratizando o acesso de qualquer investidor aos títulos públicos. Assim, com apenas R$ 30,00, você já pode investir no Tesouro Direto, que é considerado a porta de entrada para o mundo dos investimentos.

Os títulos do Tesouro Direto são muito conhecidos entre os investidores por obter boa rentabilidade e segurança. Para mais informações sobre os diferentes tipos, rentabilidade, e tributação do Tesouro Direto, confira esse texto.

Por que existem as suspensões do Tesouro Direto?

No mercado secundário, bancos, corretoras e fundos negociam a compra e venda de títulos públicos praticamente o dia inteiro. Então, essas operações acabam alterando os valores dos títulos pela pressão de venda ou de compra exercida no dia.

Em momentos de variação do mercado esses valores negociados pelas instituições financeiras podem se descolar consideravelmente das taxas e preços definidos pelo Tesouro Nacional no início do dia. Assim, inconsistências entre os preços definidos e o valor dos títulos no mercado no decorrer do dia podem se tornar significativas.

Segundo o Tesouro Nacional, as suspensões do programa estão diretamente relacionadas a essas oscilações do mercado. Elas são necessárias para manter as taxas e preços dos ativos compatíveis com os praticados no mercado.

Quais são os horários do Tesouro Direto?

O mercado do Tesouro Direto fica aberto entre às 9:30 e 18:00h. Já os preços e taxas são ajustados três vezes por dia, às 9:30, 12:00 e 15:30. Mesmo assim, investidores podem realizar resgates e investimentos a qualquer hora do dia. A diferença é que com o mercado fechado, os valores serão definidos segundo a próxima abertura.

É importante destacar que isso não é uma escolha ou acontece só um uma ou outra corretora de valores, e sim com todo o mercado do Tesouro Direto.

Para ver quanto seu dinheiro pode render no Tesouro Direto, você pode simular aqui. Desperte o investidor que há em você e planeje melhor sua vida financeira! Abra sua conta na Easynvest.