Grande parte das pessoas sonha em se aposentar, né? Conseguir ter uma renda sem ter que se submeter aos horários de trabalho, chefe, poder fazer o que gosta com seu tempo… Os motivos são muitos, mas a maioria das pessoas ainda não investe na aposentadoria.

Na verdade, segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada 10 brasileiros admitem nem sequer pensar financeiramente a longo prazo.

Mas e a Previdência Pública?

A grande maioria das pessoas já deve ter visto alguma notícia sobre o tal “rombo” da previdência. Mas o que isso significa?

Basicamente que a conta não está mais fechando. Com o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais pessoas vão precisar do dinheiro da Previdência Pública. Uma hora os cofres públicos vão ter um grande problema para pagar a todos que tem direito a aposentadoria.

Para se ter uma ideia, em 2004, para cada brasileiro com idade para se aposentar, existiam 10 trabalhando. Já em 2019, são 7 trabalhadores para cada aposentado. Entendeu como funciona?

No nosso modelo atual de contribuição previdenciária, os trabalhadores ativos pagam os vencimentos dos aposentados. Assim, projeções mostram que vai chegar uma hora em que o valor pago pelos contribuintes ativos não vai mais dar conta de pagar o salário do crescente número de aposentados.

Assim, no melhor dos cenários, pelo menos a idade mínima para se aposentar pelo governo vai continuar aumentando (e muito) com o passar dos anos.

O que fazer?

A principal dica aqui é pensar a longo prazo. Se organize para começar a poupar dinheiro pensando na tão sonhada aposentadoria. Coloque os gastos na ponta do papel e corte aqueles que puder.

Quando conseguir começar a guardar algum dinheiro, comece a estudar para descobrir as melhores possibilidades de investimentos na Previdência Privada para o seu caso.

Com ela, você pode optar o plano que mais se encaixa com seu projeto de vida.  Isso  inclui também, escolher  quanto pagar de imposto de acordo com seu perfil e objetivo.   

Ou seja, se conseguir juntar algum dinheiro e fizer as escolhas certas, pode garantir sua independência financeira com a idade que quiser. 

Fique ligado no blog e no Youtube da Easynvest, que vamos publicar vários conteúdos para te ajudar nessa escolha!