Texto por Viviane Ferreira

Você já investiu em fundos? Quais as vantagens em investir em um Fundo de Investimento? Vale a pena?

Muita gente não investe em fundos porque não entende como eles funcionam e nem como escolher um bom fundo. Porém, investir em fundos pode ser mais rentável, seguro e prático que outras opções do mercado.

Primeiro vou explicar o que é um Fundo de Investimento. Eles funcionam como um clube de lazer, em que várias pessoas usam a mesma piscina e pagam uma mensalidade para arcar com as despesas do clube, o piscineiro, a limpeza e etc.

No caso do fundo várias pessoas colocam dinheiro em uma mesma conta e uma empresa com profissionais capacitados cuida do dinheiro. Eles definem qual título comprar, qual vencimento, qual preço, quando comprar, quando vender.

A empresa que cuida do fundo se chama gestora de fundos e o profissional dentro da empresa que é responsável pelo fundo, também é chamado de gestor do fundo. O gestor conta com uma equipe de analistas para acompanhar a economia e o mercado dos títulos que o fundo investe.

Aprendi sobre investimentos com gestores, invisto em fundos há mais de quinze anos e durante dez anos acompanhei a carteira de investimentos de clientes em fundos, além de me reunir semanalmente com grandes gestores.

Essa experiência mostrou que selecionar gestores competentes para cuidar dos investimentos traz segurança, rentabilidade e tranquilidade na hora de investir.

Existem fundos de diversos tipos, como renda fixa, multimercado, ações, imobiliário e irei falar de cada tipo nos próximos textos.

As vantagens de investir em fundos são:

 

  1. O fundo investe um volume de dinheiro maior pagando taxas menores. Essas taxas refletem diretamente na rentabilidade do investimento.
  2. Você sempre poderá investir no mesmo fundo e nele você enxerga todo o investimento junto.
  3. O gestor faz a escolha dos títulos que vai investir, o vencimento, as taxas… Se não tem um ele escolhe outro. Quantas vezes você demorou para investir porque ficou em dúvida sobre qual título escolher?
  4. Se houver mudanças no mercado, a taxa de juros cair ou subir, por exemplo, o gestor fará as mudanças necessárias para se manter rentável acompanhando o mercado financeiro, sempre de acordo com a política de investimentos do fundo.
  5. O fundo possui travas de segurança. No caso de mudanças bruscas na economia, ele tem travas que obrigam o gestor a sair de determinadas posições para não trazer perdas para você.
  6. Não tem prazo de vencimento. Quando o título que o fundo investe vence, o gestor investe automaticamente para você.
  7. Relatório consolidado de rentabilidade. No Fundo de Investimento você tem um relatório diário, mensal e anual sobre o rendimento do fundo como um todo, além da comparação com o CDI.

 

Investir em fundos é um caminho prático, seguro e rentável para você colocar seu dinheiro sem tanta preocupação em escolher o título, o prazo ou a Ação.

Por esses motivos e outros motivos, está na hora de você começar a investir em fundos!

Viviane Ferreira

Formada em engenharia química pela Ufscar com especialização em Finanças, Viviane é certificada CFP® pela PLANEJAR e Consultora de Investimentos pela CVM. Trabalhou nos últimos 13 anos no mercado financeiro com foco em planejamento financeiro pessoal e consultoria de investimentos.