Sabia que, ao montar um plano financeiro, você dá o primeiro passo para mudar positivamente a situação das suas finanças? Um bom planejamento serve para visualizar e entender o modo como você está lidando com o seu dinheiro — o que ajuda muito a definir e realizar objetivos e sonhos.
Há quem acredite que somente com um salário alto é capaz de conquistar aquilo que deseja. Entretanto, de nada adianta receber uma grande quantia todo mês se você se descontrola nos gastos e não sabe para onde seu dinheiro está indo.
Para ajudá-lo a montar um plano financeiro, listamos algumas dicas práticas. Confira e prepare-se para colocá-las em prática em 2019.
Entenda a sua situação financeira
Cada um tem sua forma de consumir e organizar o próprio dinheiro. Por isso, antes de montar seu plano, é importante entender sua situação financeira. Você é do tipo que consegue poupar uma quantia todo mês ou que não aguenta ver dinheiro na conta e sai gastando?
Seja muito sincero na hora de identificar seu perfil, pois, para montar um bom plano financeiro, é preciso entender o modo como você lida com o seu dinheiro. Anote em um papel se tem reserva de emergência, dívidas ou se gasta mais do que ganha.
Liste seus objetivos
O que você gostaria de realizar com o seu dinheiro e não consegue? Esse é o momento de elaborar uma lista com os seus objetivos. Coloque em um papel ou planilha seus sonhos, desejos e o que gostaria de materializar com o que ganha.
Visualizar os objetivos escritos tem um impacto psicológico muito positivo, pois evita esquecimentos ou mudanças feitas de maneira inconsciente. Além disso, é possível revisá-los frequentemente.
Acompanhe suas despesas e receitas
Agora é a hora da verdade! Seu plano financeiro depende também do acompanhamento das despesas e receitas. Isso deve ser feito constantemente para identificar para onde seu dinheiro está indo.
Quanto mais você controla despesas e receitas, menos conta com a sorte para alcançar seus objetivos. Esse controle pode ser feito em uma agenda financeira impressa, como o Kakebo, por um aplicativo no celular, programa no computador ou planilha. Escolha suas armas!
Repense o modo como gasta seu dinheiro
Fazer um plano financeiro lhe ajuda a identificar gastos desnecessários e ter noção do seu perfil de consumidor.
Depois que você passa a acompanhar despesas e receitas, adquire uma nova visão sobre a maneira como gasta o seu dinheiro. Dependendo do nível de controle, será possível ver, por categorias, aquilo que acumula mais gastos.
Essa é a oportunidade ideal para repensar suas atitudes. Será que determinadas compras realmente precisam ser feitas? Aquela mensalidade do app que você paga e não usa não serviria para ajudar a guardar mais dinheiro? Observe seu plano financeiro tomando forma.
Aprenda a lidar com o cartão de crédito
Um dos maiores vilões da realização de sonhos e cumprimento de objetivos é o cartão de crédito. Sozinho, ele não faz mal algum. O problema é não saber lidar com esse pequeno pedaço de plástico com um chip dentro.
O cartão de crédito é um empréstimo que o banco faz e que está à sua disposição. Se você usa muito e compromete todo o seu salário, está fazendo isso da forma errada — por mais que esteja ganhando pontos. O ideal é que a fatura jamais ultrapasse 30% da sua renda. Foco no seu plano financeiro!
Revise seus objetivos mensalmente
Você pode melhorar constantemente para alcançar seus objetivos de maneira mais rápida e sem tanto esforço. Para isso, é importante revisá-los mensalmente. Se um dos objetivos é gastar menos, alguma despesa precisará ser cortada.
Quando você alcança um alto nível de controle e economia, pode até aumentar o tamanho dos seus sonhos. Sendo assim, essa revisão dá a flexibilidade necessária para apertar o cinto dos gastos ou deixá-lo mais frouxo.
Viva de acordo com suas possibilidades
Acredite: você não precisa viver de aparência. Muita gente gasta mais do que ganha por sentir a necessidade de provar que tem uma boa vida para si e os outros — o que leva ao descontrole financeiro. Ninguém precisa saber quanto você ganha.
Viva de acordo com o que o seu dinheiro lhe possibilita e não tenha medo ou vergonha de economizar quando for necessário. Muitos gastos são feitos por impulso e, frequentemente, criamos necessidades que não temos. Um plano financeiro é um ótimo incentivo para vencer esse mau hábito.
Invista para fazer seu dinheiro render
Só poupar não resolve. Para acelerar a realização dos sonhos e objetivos, é possível fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você. Investimentos são capazes de ajudá-lo nesse sentido e, quanto antes obtiver informações sobre eles, melhor.
É importante saber qual o seu perfil de investidor para escolher as opções adequadas de investimento. Alinhando essa informação, à quantidade de dinheiro que tem para investir e seus objetivos financeiros, você estará pronto para dar novos passos.
Com um plano financeiro, 2019 será um ano repleto de conquistas obtidas por meio de uma organização prática e eficaz. E não esqueça de investir seu dinheiro e fazer com que ele renda ainda mais!
Para isso, conte com o apoio da Easynvest e informe-se sobre os investimentos, taxas, impostos e possibilidades existentes. Em nosso blog, você tem acesso a isso e muito mais!
O conteúdo deste blog jamais deve ser interpretado como oferta, recomendação de produto, sugestão de alocação de recursos ou de estratégia de investimentos para os leitores. As taxas, prazos, condições e exemplos aqui mencionados são meramente indicativos e podem não estar sequer disponíveis para investimento no mercado. A Easynvest não garante a disponibilidade – ou sequer a existência – de produtos similares ou equivalentes aos mencionados neste blog em sua plataforma de investimentos. O conteúdo do blog possui caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser compreendido como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de quaisquer títulos públicos ou privados, sejam enquadrados no conceito de valores mobiliários ou não. Em absolutamente nenhuma hipótese, o conteúdo deste blog deve ser considerado um “relatório de análise”, nos termos da ICVM nº 483 ou qualquer norma equivalente que venha a substituí-la. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental que você leia o Regulamento, Prospecto, Edital e demais materiais de divulgação, com muita atenção aos fatores de risco. Salvo mediante prévio consentimento da Easynvest, é proibida a reprodução ou redistribuição das imagens e textos utilizados neste blog, seja no todo ou em parte. A Ouvidoria da Easynvest se encontra à disposição para funcionar como contato, caso a demanda inicial dos clientes não sejam satisfatoriamente solucionadas pelos canais de atendimento. Caso deseje entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o telefone 0800 7277784 Para mais informações sobre a Easynvest, procure a Central do Investidor da corretora, ou acesse o nosso site: http://www.easynvest.com.br
Email: easynvest@easynvest.com.br
Telefone: (11)3841-4515
Facebook: http://www.facebook.com/easynvest/
Youtube: http://www.youtube.com/user/easynvest
Twitter: http://twitter.com/Easynvest
Instagram: http://www.instagram.com/easynvest/