Pular navegação

Como criar um planejamento financeiro pessoal eficiente

Não sabe por onde começar a organizar as contas? Comece por essas 4 dicas para montar seu orçamento.

Imagem mostra uma mão de uma pessoa branca colocando a última peça de madeira no topo de uma pirâmide com mais peças quadradas em madeira com símbolos desenhados em roxo. Na base da pirâmide estão desenhados um avião, uma casa e um carro, logo acima duas alianças e um porquinho de guardar dinheiro, no topo, uma empresa.

Organizar as contas, juntar dinheiro, viajar, casar, estudar fora… Grande parte dos planos e objetivos das pessoas começam com um planejamento financeiro pessoal. 

Mas pagar todos os boletos e ainda ter dinheiro para uma reserva de emergência e investimentos pode exigir algum malabarismo com as finanças. Por isso, fazer um planejamento financeiro que seja eficiente pode te ajudar a ter mais controle sobre o seu orçamento.

Abaixo, confira como organizar a sua renda para alcançar suas metas. 

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

O que é um planejamento financeiro pessoal? 

O planejamento financeiro pessoal é um guia para organizar melhor o seu dinheiro. Na prática, esse plano funciona como um controle do que entra e sai de dinheiro na sua conta e ajuda a tomar decisões financeiras melhores. 

Qual a importância de realizar um planejamento financeiro? 

Ter controle sobre o seu dinheiro, conseguir lidar com imprevistos e guardar uma quantia para tirar seus planos do papel são as vantagens de fazer um planejamento.

Se você acha que chegou a hora de morar sozinho, de se casar ou de fazer uma pós-graduação, por exemplo, é fundamental garantir que será possível arcar com as despesas que envolvem essas decisões – e todos os detalhes serão analisados por meio do seu planejamento financeiro pessoal. 

Como criar seu planejamento financeiro pessoal?

1. Organize suas contas mensais e coloque as despesas em uma planilha

Quem quer traçar o plano ideal deve começar organizando tudo aquilo que vai fazer parte dele.

  • Comece anotando todos os ganhos fixos ao longo de um determinado período. O ideal seria registrar as previsões de um ano, dividido mês a mês. Coloque na planilha o seu salário líquido e outros rendimentos já previstos;
  • Em seguida, planeje os gastos fixos ao longo desse mesmo período, como planos de celular e/ou Internet aluguel, prestação do carro ou da casa, que não variam sem avisos prévios;
  • Inclua um valor referente às contas de energia elétrica, gás e até as suas plataformas de streaming.

Com esses dados registrados, você irá entender mais claramente a sua situação financeira atual e, a partir dela, o que é possível fazer para o dinheiro render mais no futuro.

2. Ajuste sua rotina de acordo com essas informações

Após realizar a etapa anterior, será necessário adequar os gastos à sua rotina.

  • Uma boa dica para controlar essa etapa do planejamento financeiro pessoal é lançar na sua planilha todo tipo de gasto, como as suas compras no supermercado e o valor da fatura do cartão de crédito;
  • Outra dica é definir limites para cada tipo de gasto e saída financeira do orçamento;
  • Separar as despesas por categorias também é uma boa forma de enxergar o que mais consome seu dinheiro e equilibrar as finanças.
  • Além disso, separe uma porcentagem do seu salário e demais rendimentos para o lazer e, se possível, não deixe de definir uma quantia para guardar no fim do mês e investir.

3. Procure aprender mais sobre educação financeira

Segundo dados da Serasa, jovens com idade entre 18 e 25 anos representam 12,2% dos inadimplentes do Brasil. 

As dificuldades macroeconômicas contribuem para esse tipo de índice negativo, mas outro ponto importante deve ser ressaltado nessa situação: a educação financeira.

Pesquisar sobre finanças, se atualizar sobre as melhores práticas para organizar o orçamento e poupar dinheiro faz a diferença

Educação financeira significa entender de onde vem o seu dinheiro, como ele é gasto e, principalmente, como ele pode ser melhor empregado, rendendo mais e te garantindo um futuro mais tranquilo.

4. Cuide do seu dinheiro

Além de guardar uma quantia periodicamente, é importante evitar que o seu dinheiro seja consumido por taxas ou tarifas abusivas, ou que perca valor por causa da inflação

Por isso, uma das recomendações é checar as cobranças do seu banco para movimentações e transferências, e também conferir qual é o rendimento da sua conta.

As contas correntes tradicionais, por exemplo, não oferecem nenhum tipo de rendimento. A poupança possui aniversário de depósito, ou seja, é preciso esperar 30 dias para resgatar o que rendeu. 

Já o dinheiro depositado na conta do Nubank rende 100% do CDI, um índice muito usado na economia, que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento.

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

E os investimentos?

Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro render. Existem investimentos para quem está começando a organizar as finanças e opções mais arriscadas, para quem já tem uma reserva de emergência já feita. 

As Caixinhas do Nubank também podem te ajudar a começar a investir. Elas são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas. 

Além disso, elas contam com possibilidades de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil, com opções que incluem RDBs, que acompanham 100% do CDI, e um fundo de renda fixa, que tem o objetivo de superar o CDI no longo prazo.

Saiba mais no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=wKoH7FEfeZE

Leia também:

Como começar a investir pelo Nubank? Confira as opções no app 

Controle de gastos: como fazer a gestão do seu orçamento?

Planejamento financeiro e orçamento familiar: saiba as diferenças e por onde começar para se organizar

Finanças pessoais: aprenda em 5 passos rápidos como começar a se organizar

Orçamento ABCD: o que é e como montá-lo?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.