Pular navegação

Perfil de investidor: quais são e como funcionam

Conservador, moderado e arrojado ou agressivo. Cada investidor tem um perfil determinado a partir do seu apetite ou aversão a riscos financeiros. Saiba mais sobre cada um deles.

perfil de investidor

Quem já buscou por algum tipo de investimento ou produto específico já se deparou com ao termo perfil de investidor. Mas, afinal, o que ele representa? Todas as pessoas possuem um perfil de investidor? Quais são eles?

O que é perfil de investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que cada investidor ou pessoa que aplica seu dinheiro em um produto de investimento recebe, ligada ao risco que está disposta a assumir com suas aplicações.

Em outras palavras: o perfil de investidor define qual tipo de investidor você é. 

Essa classificação de perfil é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por regulamentar todo o universo de investimentos, aplicações financeiras, instituições envolvidas e a bolsa de valores, entre outras coisas. 

Na instrução de número 539, a CVM fala sobre a necessidade de as instituições financeiras oferecerem aos clientes os produtos de investimento adequados aos seus perfis. 

Por isso, a grande maioria das instituições financeiras que oferecem produtos de investimento, principalmente corretoras de valores, fazem com seus clientes uma análise de perfil de investidor.

https://youtu.be/kg5ZVWICo04

Como é a análise do perfil de investidor? 

Nada mais do que um questionário que deve ser respondido. É, na prática, uma avaliação para entender quais riscos o cliente está disposto a assumir ao fazer determinado investimento.

Com base no resultado, a instituição indicará quais são os produtos mais adequados para o cliente.

No mercado financeiro, se usa muito o termo "suitability" para falar sobre a adequação dos produtos de investimentos ao perfil do investidor.

É importante dizer que o perfil de investidor não é imutável. Ou seja, os investidores podem mudar de perfil ao longo do tempo, principalmente quando começam a ganhar mais prática ao investir, conhecimento de como funciona o mercado financeiro e conforto com risco.

Perfil de investidor: saiba como é o teste do Nubank

Quais são os perfis de investidor?

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define que existem três grandes tipos de perfil do investidor: conservador, moderado e arrojado ou agressivo, também chamado de experiente. Esses são os três principais perfis com que trabalham as instituições financeiras.

Conservador

Como o próprio nome sugere, o investidor de perfil conservador tem maior aversão ao risco. Em outras palavras, ele prefere investir seu dinheiro em produtos que apresentem nenhum ou baixo risco. No geral, podemos dizer que o investidor conservador busca receber ganhos reais com o menor risco possível, mesmo que para isso tenha que abrir mão de certa rentabilidade.

Por isso, os investimentos de renda fixa são os que têm maior afinidade com o perfil conservador - afinal, os riscos apresentados são baixos e existe a "garantia" de uma renda mensal. CDBs, títulos do Tesouro Direto e fundos de renda fixa são alguns dos produtos de investimento preferidos dessa categoria.

Moderado

O investidor de perfil moderado corre um risco médio em suas aplicações. Ele está disposto a assumir riscos um pouco maiores para ter uma rentabilidade também maior. Mas, ao mesmo tempo, não abre mão de certa segurança. Por isso, ele investe tanto em renda fixa, mais segura, quanto em outras opções, como fundos multimercados (de médio risco) e até ações.

Em outras palavras, ele não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas também se preocupa com sua segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm maior conhecimento de como funciona o mercado financeiro.

Arrojado ou agressivo

Também chamados de experientes, os investidores agressivos ou arrojados estão dispostos a correr riscos para ter maior rentabilidade - e até perder parte de seu patrimônio em nome disso. Em uma carteira de investimentos, a maior parte de suas aplicações está em produtos de renda variável. Isso inclui ações, fundos de ações, fundos imobiliários, entre outros.

Uma característica muito importante que investidores agressivos devem ter é inteligência emocional para lidar com possíveis perdas financeiras. Além disso, precisam ter uma reserva de emergência bem construída para lidar com essas situações. Normalmente, se tornam investidores de perfil arrojado aqueles que  já têm conhecimento do mercado financeiro e um patrimônio maior, exatamente por conta dessas possíveis perdas.

Perfil de investidor no Nubank: como funciona o teste?

Quer saber mais sobre investimentos, renda fixa e renda variável? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.