Sabemos que qualquer pessoa financeiramente bem-sucedida tem que ter um bom método de organização das finanças pessoais, né? Mas implantar um método de planejamento financeiro no seu orçamento pode não ser a missão mais fácil de todas.

Por isso, a Easynvest sempre busca diferentes formas para te ajudar a fazer sua vida financeira o mais saudável possível.

Realizar um fluxo de caixa é uma atividade bem comum para empresas, mas porque não fazer isso também com o seu orçamento pessoal?

O que é um fluxo de caixa?

Existem várias formas de controlar seu fluxo de caixa, mas de uma forma geral, ele pode ser definido como o movimento de entradas e saídas de dinheiro do seu “caixa”. Ou seja, tudo aquilo que você paga e recebe durante o mês.

É bem simples, você pode fazer esse controle em uma linha do tempo, representada graficamente, ou mesmo em uma planilha dividida entre “entradas e saídas”.

O importante mesmo é fazer um balanço mensal de tudo que entra e sai do seu orçamento. Isso vai te dar uma visão de suas finanças como um todo, e melhor, um retrato preciso dos gastos que você pode cortar da sua vida.

O que entra no fluxo?

Absolutamente tudo! Não existe gasto pequeno o bastante para não ser contabilizado, viu?! Seus registros devem ser detalhados e precisos. Também devem incluir com o que você gastou aquela quantia e se existe uma previsão de mais recursos nos próximos meses com aquele mesmo gasto.

Por exemplo, se você comprou uma televisão e parcelou o valor, lance o preço das parcelas todos os meses. Ao lado também escreva quantas parcelas faltam para concluir aquele pagamento.

Gastos que você tem todo mês, como aluguel, conta de luz, água e etc., além daqueles gastos esporádicos, como uma manutenção de carro, um presente para um familiar ou amigo, e por aí vai. Até o cafezinho entra no fluxo de caixa!

Ao mesmo tempo, todo dinheiro que entrar para você deve ser contabilizado. Seu salário, alguma bonificação, o pagamento por algum freelance que você faça no mês… Para um controle bem feito do seu orçamento, tudo deve passar pelo fluxo de caixa.

Porque não?

Não existe um bom motivo para não manter sua vida financeira em ordem. Seja por meio de algum outro método, como o dos Potes, por exemplo, pelo Fluxo de Caixa, ou melhor ainda, a junção de vários métodos, controlar seu orçamento é o primeiro passo para ter sucesso nos seus objetivos e metas financeiras.

Com seu orçamento sob controle, não tem nenhum motivo para você não fazer seu dinheiro virar mais dinheiro, né? Conta com a gente! Vem pra Easynvest!