As metas financeiras são essenciais para que você realize os seus sonhos, independente de qual forem. Seja de ter a casa própria ou de fazer aquela viagem internacional em família. Contudo, há quem não consiga determinar suas metas por conta de uma confusão entre metas e desejos.

Metas financeiras servem de direcionamento para o modo como você lida com suas receitas e gastos. Elas ajudam na realização dos seus desejos, permitindo que você aproveite ao máximo o resultado de seu trabalho.

Continue a leitura do nosso artigo e descubra como definir com precisão suas metas financeiras!

Diferencie metas financeiras de objetivos

Muitas pessoas não têm metas financeiras ou não conseguem cumpri-las porque confundem esse conceito com sonhos, desejos ou objetivos.

O objetivo é aquilo que se pretende alcançar: uma viagem para o exterior, a compra de um carro novo ou da casa própria. Observe que isso tem a ver com sonhos e desejos.

as metas são os passos que tornam viáveis seus objetivos. Vamos usar como exemplo a compra de sua casa própria. Você precisará de uma entrada e de um valor mensal para pagar as prestações, além de ter o dinheiro para documentação, encargos bancários e impostos.

Tudo pode começar com uma meta financeira de economizar uma determinada quantia por mês, que pode ser investida para que aumente mais rápido.

Determine seus objetivos

O próximo passo para definir metas financeiras envolve traçar com clareza e detalhes seus objetivos. Para cada, pergunte-se sobre o padrão de renda necessário para realizá-los e do que será composto seus gastos futuros.

Ao determinar com clareza seus objetivos, torna-se mais fácil evitar a velha e ineficaz prática de “tentar juntar algum dinheiro”. Para conseguir realizar o que deseja, é preciso ir além e atrelar cada centavo economizado aos objetivos que você tem.

Baseado em seus objetivos, será possível estabelecer as metas financeiras!

Seja realista com suas metas financeiras

O objetivo de se tornar rico em 12 meses, por exemplo,  não é real para a maioria das pessoas. Como se trata de algo improvável por conta do prazo estipulado, você acaba sendo mais exposto a uma situação de frustração.  Por isso, é preciso ter calma e colocar os dois pés no chão.

Evite estabelecer metas financeiras que estão fora da realidade ou que comprometam demais sua renda. Isso é importantíssimo para que, ao longo dessa jornada, você não perca a motivação em relação as suas metas.

Quando estiver determinando suas metas financeiras, considere também os fatores que contribuem com o aumento ou diminuição dos preços de produtos e serviços. Não esqueça que certas limitações aparecem no decorrer do tempo.

Com a ajuda de uma calculadora e planilha, é possível controlar todos os gastos e receitas para saber no que seu dinheiro é utilizado. A partir daí, torna-se mais fácil identificar aqueles gastos que podem ser reduzidos ou eliminados.

Divida as metas financeiras por prazo

As metas financeiras são essenciais para o crescimento do seu dinheiro.

Metas financeiras de curto prazo

São aquelas que podem ser realizadas em um período mais curto de tempo. Portanto, pense nas necessidades mais urgentes e imediatas. Esse é o caso da quitação de dívidas, principalmente as que têm juros mais altos como cartão de crédito e cheque especial.

Metas financeiras de médio prazo

Essas metas financeiras são para objetivos maiores e que requerem um investimento considerável para serem realizados. Pode ser uma viagem internacional em família ou a festa de casamento. Coloque aqui os bens ou serviços que deseja conquistar em 12 meses, por exemplo.

Metas financeiras de longo prazo

Essas exigem um planejamento maior para realizar objetivos maiores, como a compra de um carro ou imóvel. Essas metas exigem a colaboração de todos os membros da família, pois pode comprometer determinados gastos e necessitar de um controle total sobre receitas e despesas.

Revise com frequência suas metas financeiras

É importante revisar de tempos em tempos suas metas financeiras, pois algumas são cumpridas e outras podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada situação. A chegada de um filho, por exemplo, pode adiar outros objetivos.

Essa revisão também é fundamental para que você mantenha uma relação honesta com suas metas financeiras — sem deixá-las de lado ou fingir que não existem.

Desse modo, é possível priorizar o que for necessário ou se esforçar mais para cumprir suas metas financeiras. Mas calma, não precisa se apavorar!

Como maximizar o potencial de suas metas?

Cumprir metas financeiras requer separar uma parte de suas receitas. No entanto, é possível fazer com que essa quantia se multiplique mais rapidamente.

Em um passado não muito distante, era muito comum ouvir sobre a importância de poupar e colocar as economias em uma conta poupança. De fato, a poupança foi por muito tempo altamente rentável. Contudo, na atualidade, deixou de ser.

Ela continua segura, mas você já encontra outras opções para investir seu dinheiro e obter um retorno de verdade. Por isso, é fundamental conhecer os investimentos de Renda Fixa e outros modelos que podem trazer um retorno ainda maior.

Para ajudá-lo a cumprir suas metas financeiras, a Easynvest tem diversos serviços que podem te ajudar nessa tarefa. Confira e realize seus objetivos com mais tranquilidade!