Pular navegação

Como planejar uma viagem sem gastar todo o seu dinheiro

As despesas das férias passadas te deixaram com traumas? Calma. Te ensinamos como planejar uma viagem gastando menos.

Como planejar uma viagem: avião roxo voando em meio a círculos roxos em um fundo preto

Viajar é bom demais. Pagar boleto, já nem tanto. Mas, afinal, como planejar uma viagem sem estourar o orçamento?

É uma pergunta difícil para o brasileiro, que tem fama de turista gastador – só em julho deste ano, foram quase 2 bilhões de dólares no exterior, o valor mais alto desde 2014, segundo o Banco Central.

A verdade é que dá, sim, para viajar de forma mais econômica – e sem passar perrengue. Não significa que seja fácil, mas a palavra-chave é planejamento.

Como planejar uma viagem que cabe no orçamento?

1. Pra começar, tenha um orçamento

Se você quer uma viagem que cabe no bolso, precisa saber o tamanho desse bolso, certo? Antes de qualquer outra etapa do planejamento, é necessário entender quanto você está disposto a gastar nessa viagem.

Algumas perguntas para se fazer:

  1. Vai quitar a passagem de uma vez ou parcelar?
  2. Como isso impacta suas próximas faturas?
  3. Tem alguma fonte de renda (como o décimo terceiro, por exemplo) que vai ser usada?
  4. Quais são seus próximos gastos grandes esperados?

Esse tipo de questionamento vai ajudar a chegar no valor que você tem disponível para essa viagem.

2. Descubra que destino dá para pagar

Como planejar uma viagem: vista de cima de uma mochila cinza, um mapa de cidade, um guia de Bruges, um  cartão Nubank e um travesseiro de viagem roxo

Isso não significa apenas passagem: você pode encontrar uma superpromoção para Londres, mas ainda vai ter que lidar com o preço da libra quando estiver lá.

Faça pesquisas sobre o custo das coisas no destino que quer visitar e quanto dinheiro outros viajantes recomendam levar por dia. Sites como o Quanto Custa Viajar e o Numbeo são boas ferramentas para isso.

Leia mais:
Como escolher para onde viajar sem estourar seu orçamento
O que é custo de vida e em quais países ele é mais alto?

3. Defina a época do ano antes de comprar a passagem

É fato que viajar na baixa temporada é mais barato – segundo o buscador de viagens Kayak, uma passagem em setembro pode custar até 37% menos do que em julho, por exemplo.

Em lugares bem turísticos, os valores tendem a cair também para hospedagem, passeios e até alimentação. Isso, além da vantagem de ter um destino menos lotado, é motivo suficiente para dar preferência a viagens na baixa.

Para quem precisa viajar na alta temporada, é ainda mais importante se planejar com antecedência. Fique de olho nos sites buscadores, assine newsletters das companhias e alerte notificações de passagens para o destino escolhido. Quanto mais tempo se preparando, maiores as chances de topar com uma promoção.

Leia mais:
6 custos adicionais para ficar de olho na passagem
Como não encarecer sua passagem aérea

4. Onde você vai ficar?

Como planejar uma viagem: casas coloridas enfileiradas

Destino escolhido? Passagem comprada? Corre pro abraç– calma, você ainda precisa pensar na hospedagem. A boa notícia é que, hoje, sobram opções: do couchsurfing ao hotel 5 estrelas, há uma gama imensa de possibilidades.

Destino escolhido? Passagem comprada? Corre pro abraç– calma, você ainda precisa pensar na hospedagem. A boa notícia é que, hoje, sobram opções: do couchsurfing ao hotel 5 estrelas, há uma gama imensa de possibilidades.

Não faz questão de um espaço mais privado? Vá de albergue. Está viajando em grupo? Talvez um aplicativo de aluguel de casa saia mais em conta.

A melhor prática, nesse momento, é documentar. Vá marcando em uma tabela os lugares pesquisados, com link, preço, prós e contras. E, como planejar uma viagem também deve levar em conta qualidade, se encontrar uma oferta boa, busque em sites de resenhas o que outros viajantes têm a dizer sobre o estabelecimento.

5. Categorize os gastos

Tenha um arquivo com todas as categorias de gastos previstos. Inclua nela:

  • Deslocamentos: transporte público, aluguel de carro, aplicativos;
  • Preparativos pré-viagem: compras necessárias para o destino, visto, seguro-viagem;
  • Passeios: tours, museus, ingressos;
  • Alimentação: restaurantes, mercado.

Novamente, pesquise em sites de custo de vida a média de valores para essas categorias – e acrescente uma sobrinha de 20% – para estimar com segurança quanto gastará em cada uma.

Leia mais:
Como fazer um orçamento de viagem

6. Pesquise até não poder mais

Como planejar uma viagem: uma ladeira em são francisco ao entardecer

Parece batido, mas, quando falamos de como planejar uma viagem, esse é o passo que muita gente negligencia – e que pode ajudar a economizar bem. Uma boa pesquisa revela detalhes que vão cortando cifrões do orçamento. Alguns direcionamentos que podem ajudar:

Dicas para economizar em viagens

  1. A maioria dos museus tem pelo menos um dia gratuito (ou mais barato) na semana. Levante quais você tem interesse e planeje o roteiro para visitá-los nessas datas.
  2. Quando em Roma, como os romanos – independente de onde for, busque os blogs e redes sociais locais para descobrir os lugares que as pessoas daquele destino frequentam.
  3. Escolha alguns restaurantes em que você tem vontade de comer e busque os cardápios – se o próprio site não disponibilizar, é comum encontrar nas buscas algum usuário que tirou foto. Isso ajuda a calcular os valores e substituir os que parecem não valer a pena.
  4. Almoços costumam ser mais baratos que jantares, especialmente em países europeus, que quase sempre têm um menu diferente. Portanto, se quiser visitar um restaurante mais bacana, essa refeição pode ser mais econômica.
  5. Quanto mais longe da atração turística, mais barato: lojas, cafés, restaurantes, tudo é mais caro nos arredores. É possível encontrar lugares de igual (ou até melhor) qualidade expandindo seu raio.
  6. Descubra quais os melhores esquemas para pagar por transporte. Em muitos destinos, é possível comprar passes de vários dias por um valor mais baixo que as passagens individuais.
  7. O supermercado é seu melhor amigo. Não só ele costuma ser o lugar com as melhores ofertas de produtos locais, como também é quase uma atração por si só – visitar mercados fora da sua cidade ou país é a oportunidade de conhecer comidas e marcas diferentes e ver um recorte da cultura local.

Independentemente de onde você for – dentro ou fora do Brasil, cidade grande ou natureza, aqui do lado ou em outro canto do mundo –, vale lembrar: planejar não precisa ser uma tarefa chata.

Há até estudos que defendem que essa etapa pode trazer mais prazer do que a viagem em si. Saber que suas férias não vão te dar uma dor de cabeça financeira no futuro é apenas mais um benefício.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.