Investir sem pagar imposto é um dos sonhos de qualquer investidor, certo? Já sabemos que alguns títulos da Renda Fixa, como LCI/LCA e CRIs e CRAs, por exemplo, não pagam o temido I.R. E se eu te dissesse que Ações de algumas empresas listadas na bolsa também não pagam Imposto de Renda?

É isso mesmo! Em meados de 2014, o Governo Federal promoveu um “pacotão” de medidas pró-mercado financeiro. Entre as medidas, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) isentou algumas Ações do pagamento de Imposto de Renda, independente do lucro obtido com elas.

Mas não é pra sempre, hein? A isenção vale até 31 de dezembro de 2023.

Confira a lista das empresas contempladas na medida:

Sinqia (SQIA3)

A Sinqia já tem mais de 20 anos de atuação em soluções de software para participantes do mercado financeiro brasileiro. Alguns podem não reconhecer a empresa, tendo em vista que se chamava Senior Solutions (SNSL3) até 2018.

General Shopping (GSHP3)

A General Shopping possui mais de 18 shoppings espalhados pelo Brasil, administrando e comercializando os empreendimentos. Também oferece serviços de administração de estacionamentos e gerenciamento de energia elétrica e água dos shoppings.

Brasil Agro (AGRO3)

A Brasil Agro atua na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais. É uma das maiores companhias brasileiras em quantidade de terras voltadas a agropecuária.

PetroRio (PRIO3)

A PetroRio, outra a mudar de nome em 2018 (anteriormente se chamava HRT) foca na gestão e desenvolvimento de projetos para produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

CR2 (CRDE3)

A CR2 é uma incorporadora imobiliária fundada em 2006. Focando na aquisição, desenvolvimento e investimentos em imóveis, a empresa atua em vários segmentos, como residencial alta renda, baixa renda, empreendimentos comerciais e shoppings centers.

Nutriplant (NUTR3)

A Nutriplant é uma fabricante de fertilizantes agrícolas, fundada em 1979 a partir da fusão da Frit industries e da Ferro Corporation. Atualmente, detém cerca de 6% do mercado nacional do segmento.

Pomifrutas (FRTA3)

Com capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano, a Pomifrutas produz e comercializa maças in natura e processadas, sendo uma das pioneiras desse segmento no Brasil. Até 2010, chamava-se Renar (RNAR3).

É bom lembrar que a isenção de Imposto de Renda vale somente para negociações no mercado à vista, tanto para mercado comum quanto para Day Trade.

Já conhece a nova experiência de Renda Variável da Easynvest? Para tirar todas as suas dúvidas, fizemos uma playlist no Youtube, onde você encontra todas as informações sobre como investir da maneira mais fácil e descomplicada do mercado financeiro brasileiro. Você não pode deixar de conferir!