Quando chega o fim do ano, somos tomados por um desejo de mudança. Resoluções como emagrecer, praticar exercícios físicos e viajar mais sempre estão entre as mais comuns. No entanto, muita gente esquece de pensar na vida financeira. Por isso, hoje vamos te ajudar a planejar os seus investimentos para 2021.

 

Afinal, a realização de muitos sonhos e desejos necessita, basicamente, da sua capacidade de organização financeira. E saiba que, dependendo do que você almeja, é preciso fazer com que esse dinheiro se multiplique.

 

Neste post você vai ver:

 

  • Organize sua vida financeira
  • Faça um planejamento para 2021
  • Estude os investimentos para 2021
  • Melhores investimentos para 2021
  • Investimentos para 2021: Renda Fixa x Renda Variável
  • Vale a pena começar a investir em 2021?

 

Continue a leitura e saiba como e onde investir no próximo ano.

 

Organize sua vida financeira

 

Esse é o primeiro passo para quem tem a vontade de realizar um sonho, bem como mudar ou melhorar de vida. Antes de mais nada, deseje. Nossa proposta é que você anote, em um bloco de papel ou nas notas do smartphone, os seus desejos.

 

Para facilitar esse processo de organização, liste algumas categorias da sua vida. Elas podem envolver relacionamentos, a sua saúde, o conhecimento, bens materiais, bem como viagens e o que mais passar pela sua mente.

 

Em seguida, em cada categoria, coloque o que deseja realizar. Um exemplo é ser específico em relação às metas, pois isso vai deixar cada tópico objetivo o suficiente para que você entenda o que pretende alcançar. Ou seja, não arranje desculpas.

 

Faça um planejamento para 2021

 

Finalmente chegou o momento de se planejar. Aproveite o fim do ano, época em que é pago o décimo terceiro salário, as bonificações, as gratificações e os prêmios. Nesse sentido, separe uma parte do seu dinheiro e pensar onde investir cada parcela.

 

Antes que você desanime, pense que essa quantia não faz parte do seu orçamento mensal. Trata-se de um acréscimo e, portanto, pode e deve ser destinada para a realização daquilo que você quer e precisa.

 

Dessa forma, faça um balanço sobre os seus gastos e analise onde investir. Repense sobre o modo como utiliza o que ganha e visualize, em cada centavo, o esforço que fez para recebê-lo. Valorize o seu dinheiro.

 

 

 

Estude os investimentos para 2021

 

Um passo importante para investir sem dores de cabeça é conhecer suas opções. Aumente seu conhecimento e aplique seu dinheiro com segurança. Conhecimento é necessário em todas as áreas da vida, mas certamente na parte financeira ele pode fazer transformações incríveis. 

 

Por isso, dedique uma parte do seu tempo para conhecer diversas opções de investimento. A Easynvest tem um simulador no qual você preenche o valor que deseja investir e responde rapidamente duas questões de múltipla escolha. Com base nessas três informações, o site mostra os melhores investimentos para o seu perfil.

 

Você também pode conhecer as várias opções de investimento que a plataforma tem. Dessa forma, leia com calma com calma e conheça as vantagens de cada um. É possível filtrar as aplicações por risco, preço e aporte mínimo — facilitando a sua compreensão. Assim fica bem mais fácil decidir onde investir. Também é preciso entender se a estratégia é de longo ou de curto prazo.

 

Para você ter uma ideia, existem investimentos que permitem o resgate antecipado, ou seja, a opção de saque do dinheiro antes da data de vencimento. Essa é uma opção muito útil para quem não tem uma reserva de emergência e está enfrentando um imprevisto.

 

Outra opção é assistir os vídeos do nosso canal do YouTube ou ler os posts aqui do blog.

 

Melhores investimentos para 2021

 

Renda Fixa

 

A Renda Fixa nunca perde espaço. Ela é sempre é uma alternativa independente das condições de mercado. Isso porque é um Investimento tradicional e seguro, além de um dos mais democráticos. Ela também pode fazer parte de qualquer carteira de investimentos, mesmo no cenário atual com a taxa básica de juros em 2% ao ano, o menor patamar da história.

 

Apesar de ser um instrumento simples, o mercado de Renda Fixa apresenta diversas possibilidades. As formas de remuneração podem ser com juros prefixados, pós fixados ou indexados pela inflação ou pela taxa Selic. Existe também uma grande variedade de produtos como CDBsLCAsLCIs, LC, Tesouro Direto, Debêntures.

 

Liquidez da aplicação

 

Existem no mercado investimentos que geram liquidez diária para o investidor. Ou seja, permitem que o dinheiro seja resgatado a qualquer momento. Porém, outras opções de produtos, principalmente no mercado de Renda Fixa privada, têm pagamento apenas na data final (vencimento). 

 

Portanto, observar se o título possui condições de retirada a qualquer momento é vital para que o investidor faça a escolha mais acertada com seus objetivos.

 

 

 

Ações

 

Ações representam uma pequena fatia de uma empresa. Também podemos entender as Ações como a menor parte do capital social de uma empresa. E você pode comprar ou vender esses papéis no mercado financeiro.

 

Se tornar sócio de uma empresa significa que, quando ela tiver lucro, podemos ganhar o lucro proporcional ao número de Ações que temos. A longo prazo, investir em ações proporciona ainda mais vantagens como:

 

  • Tributação reduzida;
  • Potencial elevado de rentabilidade;
  • Diversificação da carteira;
  • Proteção de patrimônio;
  • Criação de oportunidades de trabalho, entre outros.

 

Portanto, tenha em mente que as principais vantagens de aplicar na Bolsa de Valores se referem ao longo prazo. Vale lembrar que este é um investimento de risco. Porém, os riscos fazem parte do processo para obter melhores rendimentos. Por isso, é importante estudar o mercado e a empresa antes de comprar uma ação e não agir por impulso.

 

 

Fundos de Investimento

 

Os Fundos de Investimento estão cada vez mais populares. Eles são uma modalidade de investimento coletivo. Isto é, eles reúnem recursos financeiros de diversos investidores para um investimento em conjunto.

 

Ou seja, várias pessoas investem em um fundo que é composto por diversos ativos e é gerido por um especialista. E esse profissional toma conta de todo o patrimônio.

 

Esse patrimônio pode estar na forma de ações, imóveis, títulos públicos, derivativos, entre outros. Dessa maneira, existem diversas categorias de fundos, como os de ações, Fundos de Renda Fixa, Multimercado, cambial etc.

 

 

 

Fundos Imobiliários (FIIs)

 

Outra boa opção para quem quer investir em 2021 são os Fundos Imobiliários. Também chamados de FIIs, eles funcionam de forma parecida com os Fundos de Investimento convencionais.

 

O gestor do fundo age como uma espécie de síndico. Logo ele também toma as decisões relativas ao dinheiro pago por todos os cotistas desse grande “condomínio financeiro”. 

 

É possível saber o quanto rende o Fundo Imobiliário de duas formas: valorização das cotas e distribuição de rendimentos. E uma vez que você invista em FIIs, você não precisa se preocupar com a administração dos imóveis, como cobrança, contratos, bem como os impostos.

 

Além disso, existem outras vantagens como o baixo valor de entrada. Só para exemplificar, é possível investir em Fundos Imobiliários a partir de R$ 100.

 

Investimentos para 2021: Renda Variável x Renda Fixa

 

O mais comum de acontecer é os investidores concentrarem uma reserva de capital no tipo de investimento que tem mais a ver com o seu perfil. Mas, na hora de investir, você não precisa abrir mão de nada. Afinal, o ideal é montar uma carteira conciliando esses dois tipos de investimento. Observe a diferença entre as duas:

 

Renda Fixa

 

  • Possui retorno calculável e mais baixo;
  • É ideal para o perfil mais conservador;
  • Tem investimentos mais simples e constante;
  • Requer menos conhecimento na área;
  • Garante mais dinheiro pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • Apresenta menos riscos.

 

Renda Variável

 

  • Possui retorno imprevisível mas com maior potencial;
  • É ideal para o perfil mais agressivo;
  • Tem investimentos mais complexos e mutáveis;
  • Requer um conhecimento mais amplo na área;
  • Sem garantia de dinheiro;
  • Apresenta mais riscos.

 

Vale a pena escolher investimentos para 2021?

 

É provável que você queira mudar o seu patamar financeiro em 2021. Para isso, definitivamente vale a pena se planejar para investir no próximo ano. Acima de tudo, entenda qual o seu momento atual e, a partir daí, escolha o ativo que mais se encaixe no seu perfil e objetivo.

 

Se você está começando nesse mundo, o primeiro passo é construir a sua reserva de emergência. Esse é o valor que você vai deixar reservado caso qualquer imprevisto aconteça. Por fim, depois que esta etapa for cumprida, é hora de buscar outros tipos de aplicações, prazos e riscos, sempre com o objetivo de aumentar a sua rentabilidade.

 

Para escolher, explore a nossa plataforma, pesquise sobre os investimentos e trace as suas metas.

 

Feliz 2021!