O Tesouro Prefixado faz parte da arca do Tesouro Nacional e é uma excelente opção de investimento. Nele, você empresta dinheiro ao Governo Federal para que ele pague a dívida pública e invista no país. Em troca, recebe o valor investido acrescido de juros.

Porém, a maior vantagem do Tesouro Prefixado é o fato de você saber exatamente quanto e quando vai receber, o que é ideal para o investidor que quer se sentir seguro em relação aos investimentos que faz.

Confira no artigo abaixo tudo sobre a função dessa modalidade, o momento certo de investir e como fazer isso. Depois, aproveite e vá em busca de seus títulos do Tesouro Prefixado!

O que é Tesouro Prefixado?

O Tesouro Prefixado é um título público que faz parte do Tesouro Nacional, que pertence ao Ministério da Economia. Essa secretaria é o órgão responsável pela gestão da dívida pública do Brasil e serve como caixa do poder público.

A dívida pública brasileira é negociada por meio de títulos públicos em uma plataforma on-line chamada Tesouro Direto. Esses títulos são comprovantes de que pessoas e empresas recebem de volta o valor emprestado ao governo.

Além do Tesouro Prefixado, a plataforma on-line de negociação da dívida pública brasileira ainda apresenta opções como Tesouro Selic e Tesouro IPCA.

Conhecido anteriormente como Letra do Tesouro Nacional (LTN), o Tesouro Prefixado é um título que possui rentabilidade definida no momento da compra, ou seja, você sabe quanto ele renderá no período contratado.

Quando você aplica no Tesouro Prefixado, recebe o valor de face, ou seja, a quantia investida mais a rentabilidade, na data de vencimento do título. No entanto, para receber o total do rendimento é preciso permanecer com o título até o momento do resgate.

É muito importante saber o momento certo de comprar esse título e ficar atento ao prazo de vigência disponível. A taxa de remuneração do Tesouro Prefixado está atrelada a uma vigência na data determinada.

A característica de vigência deste título é fundamental para garantir sua rentabilidade acima das taxas médias usadas em investimentos pós-fixados. Contudo, devemos lembrar que as taxas pós-fixadas mudam constantemente e podem oferecer ganhos maiores ou menores.

Qual o momento certo para usar o Tesouro Prefixado?

Para saber qual é o momento ideal para investir no Tesouro Prefixado, você deve ficar atento às movimentações do mercado financeiro. Mas, não se preocupe! É algo simples de acompanhar e ajuda a tomar a melhor decisão. Nós explicaremos!

Antes de investir em um título prefixado, consulte o sobe e desce daqueles que são pós-fixados (Tesouro IPCA, Tesouro Selic e Tesouro IGP-M). Se as taxas estão crescendo mês a mês, eles se tornam mais interessantes do que o título prefixado.

O mesmo não ocorre quando a situação é inversa. Quando as taxas de juros e índices atrelados aos investimentos pós-fixados estão em queda, a melhor opção é escolher um título como Tesouro Prefixado.

Vale a pena investir em Tesouro Prefixado?

O tesouro prefixado pode colaborar com seus investimentos e com o desenvolvimento da economia do país

O mercado de investimentos oferece diversas modalidades e cada uma é indicada para um determinado perfil. Você já sabe qual é o seu? Aqui no blog da Easynvest temos um passo a passo completo para definir seu perfil de investidor.

O Tesouro Prefixado é uma opção vantajosa para investidores com perfil conservador e moderado, que têm objetivos de médio a longo prazo.

Mas se você precisa de uma renda extra periodicamente, existe uma outra modalidade mais indicada: o Tesouro Prefixado com juros semestrais — que antecipa o rendimento a cada seis meses.

Quais os benefícios do Tesouro Prefixado?

Os benefícios desse investimento podem ser bastante diversificados. Por isso, selecionamos os principais:

  • É possível saber exatamente a rentabilidade que será obtida na data do recebimento;
  • É fácil de adquirir o título e de resgatar;
  • Há um baixo risco nesse investimento, pois é 100% garantido pelo Governo Federal.

O Tesouro Prefixado, então, oferece muitas vantagens e é uma excelente opção para investir seu dinheiro. Contudo, é fundamental que você não mantenha toda quantia concentrada somente nele — e em nenhum outro investimento.

Por esse motivo, é importante que você conheça outras opções e diversifique a sua carteira de investimentos. Assim é possível obter diferentes rendimentos, inclusive que podem realizar planos de curto prazo.

Ou seja, ao aplicar em ativos diferentes, você aumenta suas chances de fazer o dinheiro render mais.

Como investir em Tesouro Prefixado?

O investimento em Tesouro Prefixado é muito fácil. O primeiro passo está na escolha de uma corretora de valores com experiência no mercado, como a Easynvest. Nós temos uma plataforma on-line extremamente intuitiva para que você monte sua carteira de investimentos.

Basta fazer o seu cadastro e transferir para sua conta na Easynvest a quantia que deseja investir. A partir daí, você deve selecionar os títulos desejados de Tesouro Prefixado e ficar atento aos pontos listados anteriormente, principalmente ao prazo de resgate.

Lembre-se de que, para que o Título Prefixado renda todo seu potencial, é necessário deixar o dinheiro rendendo até o prazo contratado. Antes disso, você não obterá o rendimento desejado.

É importante destacar que o título do Tesouro Prefixado pode ser adquirido por inteiro ou apenas uma parte dele. Isso significa que você pode começar a investir com pouco dinheiro e, mesmo assim, obter um rendimento.

Importante destacar também que existem diversos outros tipos de investimentos. A escolha da melhor estratégia depende do perfil e das prioridades do investidor.

Aproveite para saber mais sobre o Tesouro Direto e seus benefícios. Nós separamos este outro artigo para que você continue avançando nos conhecimentos sobre o mundo dos investimentos!