Você já ouviu falar de investimento Renda Fixa? Sabe quais são as duplicatas de investimento caracterizadas como Renda Fixa e quais suas vantagens? Esse tipo de aplicação pode ser a porta de entrada para quem está começando a investir e quer entender melhor o mercado financeiro. Por isso, continue lendo este artigo e entenda qual é o melhor investimento renda fixa para você, entre outras questões. Acompanhe!

 

O que é o investimento em renda fixa?

 

O tipo de investimento em Renda Fixa é composto por títulos, papeis e aplicações que pagam, em períodos previamente determinados, uma remuneração pré ou pós-fixada. Nessa modalidade, uma instituição financeira oferece opções para que você invista seu dinheiro entre um dos ativos de Renda Fixa — Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB e outros.

O principal público dessa modalidade é o conservador, tanto quem possui aversão a riscos quanto quem está construindo uma carteira diversificada de investimentos. Em momentos de crise, por exemplo, essa é uma saída de fazer o dinheiro render com tranquilidade e segurança.

Quer saber as principais benefícios dessa opção? Continue a leitura e confira a lista de vantagens do investimento Renda Fixa.

 

Praticidade na gestão do investimento

 

Quando você opta por investir seu dinheiro em títulos de Renda Fixa, pode não só sentir a vontade de acompanhar o quanto ele rende, mas também de aprender cada vez mais sobre as opções disponíveis no mercado.

Com a ajuda de uma plataforma que concentra seus investimentos, você obtém todas as informações necessárias e consegue fazer a gestão do seu investimento de forma muito mais prática.

Através de nossas plataformas, por exemplo, você pode adquirir conhecimento sólido e confiável para tomar as melhores decisões sobre seus investimentos.  

 

Rentabilidade e variedade de investimentos

 

Na Easynvest você tem acesso a uma série de conteúdos que ajudam a promover sua autonomia financeira, fazendo com que você tenha a possibilidade de operar com independência e liberdade no mercado de investimento de Renda Fixa.

Para isso, a corretora investe em educação financeira oferecida em seus canais nas redes sociais. Nem consultor, nem gerente! Ninguém melhor do que você para saber os melhores rumos do seu dinheiro, né?

Com esse conhecimento você encontrará alternativas interessantes e rentáveis para investir na Easynvest, tudo com a rentabilidade e segurança que só a Renda Fixa pode te oferecer.

Confira nosso vídeo sobre a Renda Fixa em 2018 e tire todas as sua dúvidas!

 

Boa liquidez do investimento em Renda Fixa

 

No investimento em Renda Fixa, uma das principais vantagens é a garantia de uma boa liquidez. Por isso, além de considerar o objetivo do investimento na hora de fazer sua escolha, é preciso também pensar na liquidez. Entenda melhor a seguir:


O que é liquidez financeira?

 

A liquidez é definida como a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro, sem que aconteçam perdas significativas em seu valor. Em outras palavras, é a possibilidade de fazer seu dinheiro trabalhar por você — rendendo mais.

Se, por exemplo, o seu investimento servir para render uma reserva de emergência, é interessante evitar aqueles que oferecem liquidez somente no vencimento — pois não é possível efetuar o resgate antes do prazo combinado sem que aconteça perdas.

 

Segurança do investimento em renda fixa

 

vantagens e desvantagens do investimento renda fixa

A segurança é uma das principais características de um investimento em Renda Fixa. Por isso, ele é ideal para pessoas que contam com uma quantia limitada para investimento.

 

Títulos públicos fazem parte da família de Renda Fixa e são altamente seguros. Com eles, o risco de você não receber o capital investido no vencimento da aplicação ou em casos de liquidação antecipada é baixíssimo.

No caso dos investimentos em renda fixa que não são do governo, como os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), existe o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) — associação civil que administra mecanismos de proteção a investidores. Nesse caso existe um limite de R$250 mil, por banco e CPF, para a  proteção do FGC. (aqui pode ser bom citar o limite de R$250 mil por banco e CPF para proteção do FGC)

Quando há a quebra de uma instituição financeira que detenha um fundo de investimento em renda fixa, existe outra organização, a CVM (Comissão de Valores Móveis), que transfere a gestão para que outra administradora siga com as operações dele.

 

Possibilidade de isenção de Imposto de Renda

 

 

Você sabia que alguns investimentos em renda fixa são isentos de Imposto de Renda? Essas aplicações são seguras, possuem boa rentabilidade e liquidez. É o caso da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

A rentabilidade da LCI e da LCA pode ser pré ou pós-fixada[1] . Ambas são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Créditos e são indicadas para aplicações de longo prazo.

 

Previsibilidade em relação aos ganhos

 

 

Como investidor, você trabalha com um planejamento financeiro e objetivos que são definidos em diferentes prazos, não é verdade? Por isso, para sua segurança, o investimento em renda fixa oferece previsibilidade em relação aos ganhos.

Esse modelo de investimento é ideal para aplicações de longo prazo, sendo indicado para aqueles objetivos que estão mais distantes — como a compra de um imóvel, sua festa de casamento ou o aumento da família.

Essas são as principais vantagens do investimento renda fixa. E agora que você conhece cada uma delas, pode escolher aquela que se encaixa melhor nos seus planos.

Que tal despertar o investidor que existe dentro de você? Faça aqui uma simulação de quanto o seu dinheiro pode render com o auxílio da Easynvest!