O investimento CDB, sigla para Certificado de Depósito Bancário, é um dos tipos de aplicação mais conhecidos pelos investidores de renda fixa — aquele que possui um retorno dimensionado no momento da aplicação.

Trata-se de um título que os bancos emitem para conseguir dinheiro e financiar suas atividades de crédito. Na prática, você empresta dinheiro ao banco e, em troca, recebe uma rentabilidade.

Continue a leitura e conheça mais sobre o investimento CDB. Saiba quais são suas principais vantagens e desvantagens.

O que é o investimento CDB?

O investimento CDB ou Certificado de Depósito Bancário funciona como um empréstimo para a instituição bancária. Ao contratá-lo, você é informado no ato sobre a taxa de rentabilidade que receberá.

Por meio do CDB, as instituições bancárias conseguem financiar projetos, fazer investimentos e pagar dívidas. Bancos de menor porte, com o objetivo de atrair o consumidor, costumam oferecer taxas de rendimento maiores.

Os prazos de vencimento dos títulos de renda fixa CDB são bem definidos e costumam ser emitidos para períodos que variam entre 30 dias e 5 anos.

Por isso, antes de contratar um desses títulos é preciso conferir esse e outro prazo: o prazo de liquidação.

O prazo de liquidação é o período que o emissor do título tem para depositar a quantia investida já corrigida na sua conta. Esse prazo muda de acordo com as regras e o porte da instituição bancária que emite o título.

Sendo assim, é importante que antes de contratar o investimento CDB você conheça essas informações e garanta que elas estão de acordo com os seus objetivos — evitando perdas financeiras e frustrações.

Quais são as modalidades dos títulos CDB?   

Os títulos CDB são categorizados de acordo com o tipo de rentabilidade que alcançam: pré-fixados, pós-fixados e híbridos. Para escolher o tipo de investimento certo é necessário saber como é o funcionamento de cada modalidade.

CDB pré-fixado

A remuneração é fixa e se mantém de acordo com o informado durante o ano, independentemente das condições do mercado. No ato da contratação, você será informado o quanto o seu dinheiro renderá até a data de vencimento.

CDB pós-fixado

Modalidade mais comum de investimento CDB. A taxa de rentabilidade dele é atrelada a um indexador da economia, o que resulta em oscilações até a data de vencimento do título.

Isso significa que no ato da contratação você será informado sobre a previsão do quanto receberá no prazo de resgate. No entanto, quando ocorre valorização do indexador o seu rendimento tende a ser maior.

CDB híbrido

É chamado de híbrido porque sua taxa de rentabilidade é composta por uma parte fixa e outra variável. Nele, o Certificado de Depósito Bancário pode ter um rendimento fixo estipulado pela instituição bancária mais um que é variável, seguindo o comportamento oscilatório de um índice.

O investimento CDB tem desvantagens?

Tributação

Todo rendimento sobre os CDBs, sem exceção, possui incidência de imposto de renda. Essa vai de 15% a 22,5% e ocorre no resgate. Quem resgata em até 1 dia é tributado em 22,5% e, depois de 721 dias há o desconto de 15%. Quando o resgate é feito em menos de 30 dias poderá ocorrer incidência de IOF.

Valor da aplicação

Diferentemente do que ocorre em determinados investimentos, o CDB requer o mínimo de R$ 1 mil. Esse valor é ideal para quem consegue poupar e deseja fazer com que o próprio dinheiro renda de verdade.

Resgate

O investimento CDB permite o resgate apenas na data de vencimento.

A Easynvest é uma das únicas corretoras que oferece o resgate antecipado do CDB, que é feito através do mercado secundário, basicamente, colocando os Títulos “resgatados antecipadamente” à disposição de nossos clientes no portal.

Apesar disso, a rentabilidade é afetada, tornando o resgate antecipado não recomendável na maioria dos casos. Por isso, é fundamental que você tenha total controle das suas finanças e um valor de reserva para uso em caso de emergência.

Quais são as vantagens do CDB?

 

 

Entendendo o investimento CDB

O investimento CDB possui uma série de características que são vantajosas de acordo com seus objetivos de investimento.

 

 

Facilidade

Investir em CDB é muito fácil. Na plataforma Easynvest basta efetuar seu cadastro e fazer o depósito do valor em cima do qual deseja receber o investimento. O processo é feito online, sem burocracia.

Rentabilidade

Como os títulos de CDB oferecem uma previsibilidade em relação ao rendimento, você consegue saber a quantia que pode receber. Além disso, alguns desses títulos pagam mais que outros, como a CDI.

Segurança

Trata-se de um investimento de renda fixa, de baixo risco. Para valores de até R$ 250 mil, o Certificado de Depósito Bancário tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso significa que, se o emissor do título falir, você não perde o valor que aplicou.

Diversificação

Um dos usos mais comuns do investimento CDB é a diversificação. Ele pode servir de aliado para que você aumente seus rendimentos, depositando uma parte nesses títulos, obtendo equilíbrio e mantendo um bom retorno financeiro — mesmo diante de uma situação econômica que não seja favorável.

Liquidez

Outra vantagem do investimento CDB é sua liquidez, que tem prazos cada vez menores. Para quem precisa utilizar o dinheiro antes da data do vencimento, os ativos de liquidez diária são os mais indicados.

O investimento CDB é ideal para quem deseja obter um bom rendimento. Se você é poupador e guarda seu dinheiro na poupança, considere o Certificado de Depósito Bancário como uma alternativa verdadeiramente rentável para que você realize os sonhos da sua vida.

Se você gostou de conhecer o investimento CDB, confira 5 dicas de como investir a longo prazo com sucesso. Temas como dívidas, objetivos, reserva emergencial e outros são discutidos no artigo para que você possa se organizar financeiramente.