Preparados para preencher a declaração do Imposto de Renda mais um ano?

É bem fácil fazer o download do seu informe de rendimentos Easynvest. Depois de fazer login na nossa plataforma, acesse o menu “Mais” e depois em “Informe de rendimentos” se estiver no computador. No app Easynvest, o caminho é “Mais”, “Extrato e relatórios” e “Informe de rendimentos”.

Nosso informe fica melhor a cada ano, para deixar tudo mais fácil pra todo mundo. Olha só:

Informe de rendimentos da Easynvest

Na parte de cima, não tem segredo. Lá, estão todos os dados da Easynvest, como nossa razão social e CNPJ. Na parte de baixo, estão os seus dados.

Informações Consolidadas

Logo depois, você vai ver a seção “Informações Consolidadas”. Aqui, você encontra um resumo de todos os investimentos na sua carteira Easynvest, divididos entre “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”, “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva” e “Bens e Direitos”.

Os rendimentos não tributáveis são aqueles livres de Imposto de Renda, como ganhos com LCIs e LCAs, CRIs e CRAs, Debêntures Incentivadas e ganhos com Ações abaixo do limite de R$20 mil por mês, por exemplo.

Os rendimentos sujeitos a tributação exclusiva são aqueles tributados na fonte, ou seja, não exigem que o investidor pague Imposto de Renda via DARF, como alguns Fundos de Investimento e Tesouro Direto.

Em bens e direitos, você encontra um resumo de tudo que tem na sua carteira Easynvest, dividido entre Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimento, Renda Variável e saldo em conta.

Informações Detalhadas

Para fazer a sua declaração de Imposto de Renda é importante se atentar a seção Informações detalhadas.

Você vai ver a mesma divisão da seção de informações consolidadas: rendimentos isentos, rendimentos sujeitos a tributação exclusiva e bens e direitos.

Começando pelos rendimentos isentos, você vai ver uma lista dessas aplicações com o vencimento, quando cabível, o valor e a identificação.

Depois, você vai encontrar os rendimentos sujeitos a tributação exclusiva, com o nome do fundo ou do título do mesmo jeito que você deve colocar na sua declaração. É importante também se atentar ao valor e tipo de cada um deles.

Na seção Bens e direitos, estarão todos os investimentos da sua carteira Easynvest. Divididos entre Fundos de Investimento, Renda Fixa, Tesouro Direto e por fim Renda Variável, você vai encontrar o saldo que você tinha em cada ativo ao final de 2018 e ao final de 2019, com os totais consolidados ao final de cada tipo de investimento.

Se você recebeu vencimentos ou ganhos de Juros sobre capital próprio de alguma das suas ações, essa informação será passada para você via comunicação oficial da B3 ou na Central Eletrônica do Investidor, também da B3.

As dicas dos códigos a serem inseridos na declaração do Imposto de Renda é uma das novidades mais legais do informe de rendimentos de 2020 da Easynvest. Não deixe de consultá-las!