Você sabia que os fundos ETF são uma maneira fácil e prática de começar a investir na bolsa de valores? Essa sigla significa Exchange Traded Fund e se trata de uma boa alternativa, em relação a compra de ações, para quem nunca investiu na bolsa. Essa também é uma boa opção para diversificar a carteira.

Os fundos ETF são divididos em vários tipos e, para quem não os conhecem, é comum o surgimento de dúvidas a respeito de quais seriam os melhores, mais rentáveis e com bom custo-benefício. Por mais que seja uma modalidade simples de investimento, alguns pontos devem ser considerados.

Para ajudar você a entender tudo sobre os fundos ETF, preparamos este artigo que aborda as características deles, os custos envolvidos, os cuidados que deve ter e como investir neles.

O que são fundos ETF?

Os fundos ETF são fundos de ações que seguem como referência um determinado índice da bolsa de valores. Por isso, são feitos para que rendam igual ou mais que o indicador que seguem.

Um fundo ETF é dividido em cotas iguais, disponibilizadas para compra na bolsa. Cada cota que compõe um fundo ETF funciona como uma cesta de ativos composta por todas as ações que compõem um índice da bolsa de valores. Essa diversidade faz com que esse investimento seja considerado mais seguro.

Lançados em 2004 no Brasil, os fundos ETF são considerados recentes por aqui — mas, nos Estados Unidos, são negociados desde 1993.

Quais são as características dos fundos ETF?

Gestão passiva

Como a rentabilidade deles está atrelada a diversos índices de referência, escolhidos por um gestor e cujas rendas são variáveis, a gestão é considerada passiva.

Diversificação

Cada cota de um fundo ETF permite o acesso a diversas ações. Essa diversificação permite a rentabilidade igual ou maior que o índice de referência.

Custo

O investimento mínimo para se obter um fundo ETF é de R$ 100 na Easynvest. Durante a Black November, você pode adquiri-lo com taxa zero de corretagem.

Liquidez

É fácil comprar e vender cotas de fundos ETF, pois eles são negociados diariamente na bolsa de valores.

Acessibilidade

Por meio da plataforma Easynvest, você tem acesso ao HomeBroker para realizar as operações de compra e venda de cotas — de maneira rápida e fácil, sem sair de casa.

Tributação

Os fundos ETF sofrem a cobrança de imposto de renda de 15% em cima dos lucros obtidos. Esse desconto é feito de maneira automática.

Transparência

Ao adquirir cotas de um fundo ETF, você recebe toda a documentação necessária para saber sobre ele e o índice de referência.

As vantagens de se investir nos fundos ETF

 

Pessoa investindo em fundos ETF.

Investir em fundos ETF é uma boa alternativa para quem quer começar a fazer aplicações na bolsa de valores.

É cada vez maior a quantidade de opções de investimentos com renda variável. Como os fundos ETF têm uma exposição indireta ao mercado de ações, ele se transforma em alternativa para quem deseja iniciar investimentos na bolsa.

As variações desses fundos são menos bruscas do que as ações — uma característica importante para quem não tem experiência na análise de investimentos. Por isso, o rendimento é mais garantido.

Como a gestão dos fundos ETF é passiva, você não pode montar a carteira da cota que está comprando. Quem decide isso é o gestor do fundo e essa composição pode ser alterada a qualquer momento.

Se você já conhece um pouco do mercado financeiro e tem preferência por determinadas ações, o recomendado é montar uma carteira personalizada. Contudo, a diversificação dos fundos ETF entregam bons resultados — além de serem acessíveis.

A volatilidade dos fundos ETF também se mostra como vantagem. Expostos indiretamente, eles ficam mais estáveis e próximos do rendimento que é apontado como referência.

Quais cuidados devo ter com os fundos ETF?

É importante que você conheça a administradora do fundo ETF que você pretende adquirir. Para garantir a confiabilidade, confira no site da BM&FBovespa os fundos listados e a responsável por cada um deles.

Analise também o objetivo da rentabilidade do fundo. Lembre-se de que o índice de referência é semelhante ao que ele pretende render. Observe os custos e evite surpresas durante a negociação.

Como investir em fundos ETF?

Na Easynvest, você só precisar abrir gratuitamente uma conta e transferir os valores que deseja investir para ela. A partir da ferramenta HomeBroker, você tem acesso aos fundos ETF e pode escolher aqueles que desejar.

Lembre-se de tomar os cuidados necessários para fazer uma boa escolha e analise com cautela antes de decidir qual vai comprar. Aproveite para diversificar sua carteira de investimentos com um custo mais baixo e segurança, evitando a exposição que as ações têm na bolsa de valores.

Agora que você sabe mais sobre os fundos ETF, abra a sua conta na Easynvest e comece a diversificar sua carteira de investimentos.

Não se esqueça de aproveitar as oportunidades da Black November da Easynvest!

Nela, os fundos ETF estão com taxa zero de corretagem e com o investimento mínimo de R$ 100 você já consegue comprar suas cotas. Essa é a oportunidade de fazer o seu dinheiro trabalhar por você!