Você já ouviu falar em efeito manada? Ele é basicamente a tendência que todos nós temos de fazer o que a maioria está fazendo. É quando alguém acaba fazendo um investimento só porque todos os analistas estão falando sobre isso ou quando compramos aquele tênis que todos nossos amigos também compraram.

Dizem que isso é uma tendência que temos como uma evolução biológica, já que na natureza aquele que vive em grupo, vive mais.

Quem nunca passou em frente a dois restaurantes, um lotado e outro vazio e teve certeza que o lotado tem um serviço muito melhor do que o que está vazio? Mas será que o lotado é o melhor mesmo ou só estamos aderindo ao comportamento de manada?

Se esse tipo de impulso pode nos prejudicar na rotina do dia a dia, o que dizer da hora de ir às compras, ou pior ainda, de investir? Por isso, trouxemos 5 dicas para você não virar uma vítima do efeito manada nem na Black Friday, nem no mercado financeiro!

Pesquise, pesquise e pesquise

Tanto na hora de fazer uma compra quanto na hora de investir, buscar toda informação possível é essencial para tomar a melhor decisão disponível. Seja curioso, pesquise, busque mais informações. Quanto mais você souber sobre o assunto, mais difícil vai ser de acabar ficando no prejuízo depois.

Não perca seus objetivos de vista

Mantenha sempre o foco nos seus objetivos. Seja na Black Friday ou no mercado financeiro, você pode se deparar com “ofertas imperdíveis” de vez em quando. Analise friamente se elas se enquadram nos seus planos e se encaixam no seu orçamento. Se não, coloque a tal oferta de lado e mantenha seu foco!

Não aja emocionalmente

O comércio vai ter sempre uma oferta diferente de um produto novo para oferecer. Assim como o mercado financeiro, sempre sujeito a oscilações que podem te fazer querer mudar de estratégia. Anúncios, comentários de amigos e afins não devem definir seus investimentos ou suas compras. Resista ao impulso e se mantenha fiel aos seus objetivos!

Duvide do senso comum

Nunca podemos tomar decisões importantes baseados somente nas opiniões de alguém, mesmo que essa pessoa seja extremamente experiente e renomada, ou porque todo mundo está fazendo a mesma coisa. Use toda a informação que você conseguiu pesquisando e tome a sua própria decisão.

Mas se for o melhor, faça o mesmo que a maioria

Isso muitas vezes acaba virando uma pegadinha para aqueles mais ligados no efeito de manada. Lembre-se: a ideia é não se deixar levar pelo o que os outros estão fazendo, e não simplesmente fazer o contrário de todo mundo. Você não precisa pensar em seguir o fluxo ou seguir sozinho. Use todo o conhecimento que conseguiu e faça sua própria escolha.