Fim de ano quase aí e as viagens começam a tomar forma no nosso imaginário. Entre tantas ideias de destinos, quem será sua companhia ou até o clima que você quer curtir, o planejamento financeiro não pode ser esquecido.

Afinal, pensar estrategicamente pode diminuir e muito o prejuízo com imprevistos. E te ajudar ficar tranquilo de verdade em qualquer situação (financeira ou não) que possa acontecer durante o seu descanso. E para isso, nada melhor do que se ligar nas nossas dicas pra você não deixar de curtir nada, gastando o mínimo possível e garantindo seu orçamento.

Decida com antecedência

Depois de decidir aonde você vai curtir esses dias, escolher em qual a época do ano será a sua viagem é o próximo passo. Pode ser uma boa ideia viajar fora de temporada, quando o tipo de viagem permitir. Você vai encontrar preços muito mais baixos, tanto nas passagens aéreas quanto na hospedagem, o que garante que os 10% mensais voltado para seus investimentos não precisará ser alterado.

Mas às vezes fica difícil tirar aqueles dias fora do período de férias escolares, seja para adequar o calendário de toda a família ou por causa do trabalho. A gente sabe. Se for o seu caso, não se preocupe. Fazendo uma boa pesquisa com uma antecedência um pouco maior você também encontrará ótimos preços! Além da vantagem de gastar menos, você terá mais tempo do seu dinheiro rendendo até chegar a hora da sua viagem. Essa é a melhor forma de viajar sem abrir mão do seu conforto financeiro.


Busque o máximo de informação possível!

Depois, busque o máximo de informação! Como sempre dizemos por aqui, estar seguro é importante para tomar melhores escolhas. Não fique somente nas revistas e sites de turismo tradicionais. Você pode encontrar dicas de passeios gratuitos, hospedagem muito mais barata e até lugares ainda não explorados nos Fóruns de viagens online. Vá a fundo mesmo, conversando com quem já esteve lá e priorize escolher o que faz mais sentido com seu objetivo, seja ele descansar ou entrar em uma aventura. Ah! E não adianta querer conhecer tudo, passar por todos os cantos, se você não tiver tempo o suficiente para isso. Estresse não pode ser uma opção.


Trajeto de passeios

Imagina alugar um carro para conhecer o centro de uma grande cidade e descobrir na hora que várias ruas são somente para pedestres? A logística é tudo nesses momentos. Muitas vezes, grande parte do dinheiro gasto em viagens é na locomoção, seja para passeios ou conhecer cidades próximas. Por isso, com uma boa pesquisa, aqui também tem como economizar! Alugar um carro, usar táxi ou aplicativos de transporte, contratar um transfer, usar transporte público… São várias as opções e a melhor vai sempre depender de local onde você está.


Controle seus gastos!

Uma boa maneira de controlar o fluxo do seu orçamento é criar seu roteiro turístico já estipulando os gastos diários que você pretende ter. Aqui, abuse das planilhas de organização! E você bem sabe que essa dica vale tanto para viajar, quanto no mundo dos investimentos. Assim, ao perceber que em algum dia os gastos se excederam, nos próximos dias será bem mais fácil entender o que cortar de vez do orçamento e o que deixar no planejamento inicial!

E aí, curtiu as dicas? Pode ter certeza que se você se planejar financeiramente para qualquer viagem vai aproveitar muito mais o seu merecido descanso, sem abrir mão da sua estabilidade financeira!