Pular navegação

Viagem de fim de ano: dicas para não pesar o orçamento

Para além da pesquisa de passagens e hospedagens, há outras atitudes que podem facilitar sua viagem de fim de ano.

ilustração dividida em três cenas. Na primeira, uma mão escreve em um bloquinho. Na segunda, um rapaz olha pela janela do avião. Na terceira, há um copo com drink e um óculos de sol sobre uma mesa, iluminada pelo por do sol. A ilustração tem tons de roxo, laranja e amarelo.

Você piscou e o ano já está em suas últimas semanas. Época de festa, presente, happy hour e viagem de fim de ano – e, sim, ainda dá tempo de se programar nessa reta final para viajar sem prejudicar seu orçamento.

Lembre-se que foco e planejamento são essenciais não só na hora de organizar, mas também ao longo de toda a viagem. Além disso, adequar o roteiro à sua condição financeira atual é a melhor forma de aproveitar sem perrengue.

Confira, abaixo, dicas para fazer uma viagem de fim de ano sem pesar no orçamento.

Como planejar uma viagem de fim de ano?

Primeiro de tudo: para conseguir definir bem seus objetivos e limites é preciso organizar o seu orçamento disponível.

De onde virá o dinheiro de sua viagem de fim de ano? Ele poderá vir de um valor guardado para esse objetivo, de uma bonificação, do seu 13º, de alguma outra renda extra ou até mesmo do seu próprio salário de novembro ou dezembro.

Aproveite e leia também:

5 erros comuns que encarecem sua viagem

Mochileiros experts dividem suas dicas de viagem

Pense no modelo ideal da sua viagem de fim de ano

Fazer uma boa pesquisa é uma dica essencial. No entanto, antes de buscar destinos ou hospedagens, é importante avaliar qual modelo de viagem você procura. Para isso, leve alguns fatores em consideração:

  • A viagem será em família, casal, com amigos ou sozinho?
  • Quantos dias você tem disponível?
  • Qual tipo de transporte será utilizado? (Carro, avião, ônibus)
  • Qual o estilo de viagem desejado? (Radical, explorador, tranquilo, romântico)

Ao responder essas perguntas, você poderá filtrar melhor sua pesquisa e encontrar as condições e ofertas que cabem no seu bolso.

6 dicas para a viagem de fim de ano não pesar no seu orçamento

1. Levante as atrações gratuitas

Elas existem – e aos montes! Portanto, comece o roteiro da viagem buscando os passeios, atividades e eventos gratuitos. Em seguida, pesquise bem as atrações pagas que estão na sua lista de desejos, já que elas também podem ter dias ou horários que saem de graça – é o caso da maioria dos museus, por exemplo.

Esse planejamento ajuda a rechear o roteiro primeiro com aquilo que é realmente econômico – só depois, ao preencher as lacunas do itinerário, é que virão as atividades pagas.

2. Escolha bem o tipo de hospedagem

Nos sites agregadores de hospedagens é possível comparar diferentes opções e escolher uma que se encaixa melhor no que você procura – como estrutura, localização e serviços. Além disso, a maioria das plataformas permite ativar notificações, que avisam quando o preço baixa.

Por isso, pesquise bem antes de tomar sua decisão final. Ao optar por fazer suas próprias refeições, por exemplo, você pode escolher uma hospedagem mais em conta, que não ofereça café da manhã, almoço ou jantar.

Esse também é o momento de olhar para a quantidade de pessoas que vão viajar – para grupos grandes pode ser mais econômico alugar uma casa do que ir para um hotel.

3. Considere os prós e contras de cada tipo de transporte

Dependendo da distância do destino, ir de ônibus pode valer mais a pena do que viajar de avião, mesmo levando em consideração o tempo gasto – lembre-se que esperar no aeroporto também faz parte do trajeto. Aluguéis de carros também podem ser vantajosos para viagens em grupo.

Agora, se o plano for voar, aproveite as plataformas de comparação de preço e as promoções para conseguir passagens mais baratas. Caso participe de programas de pontos e milhas, confira se há opções disponíveis de descontos em passagens aéreas.

4. Anote todos os gastos

Outra forma de controlar o orçamento e fazer valer todas as dicas para equilibrar as finanças na viagem de fim de ano é anotar cada despesa ao longo do passeio.

Seja pelo celular, computador ou de forma manual, manter tudo por escrito vai te dar visibilidade de quanto já gastou.

As anotações também poderão ajudar na hora de tomar decisões. Se você conseguiu economizar além do necessário e sobrou uma graninha, por exemplo, poderá se presentear no final da viagem com um restaurante ou atração mais caros.

5. Seja flexível com refeições

Com pouco planejamento, curtir a gastronomia local pode pesar bastante nos custos da viagem de fim de ano.

Restaurantes próximos a atrações turísticas sempre acabam sendo mais caros que os demais locais. Para evitá-los, faça uma pesquisa em aplicativos de bons lugares para comer ou peça recomendações para moradores da região.

Se já está com o passeio planejado, basta expandir a busca no mapa para algumas quadras de distância da atração.

Se puder, tente preparar pelo menos uma refeição por dia em vez de comer fora. Comprar produtos no supermercado (assim como experimentar a comida de rua) não é só uma dica que ajuda a gastar menos, mas também uma forma de interagir mais com a cultura do lugar.

6. Nem só de destinos caros se faz uma viagem de fim de ano

Uma viagem não é mais ou menos especial só por ser cara. Com pesquisa e organização, dá para curtir bem até mesmo um destino vizinho à sua cidade. Aproveite essas dicas e dê uma escapada sem prejudicar seu orçamento!

https://www.youtube.com/watch?v=Umj98F_ii0I

Está pensando em fazer uma viagem de fim ano? Leia também:

Viajar por conta própria ou com agência de viagens? Saiba o que funciona melhor para você

Viagem de carro: 6 dicas para evitar surpresas no caminho e no orçamento

Como planejar uma viagem sem cair em golpes ou roubadas?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.