Pular navegação

Como criar bons hábitos financeiros?

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que é possível mudar isso criando novos hábitos. Veja 5 dicas para começar.

hábitos financeiros para guardar dinheiro: no fundo preto, a imagem de um homem de costas arremessando uma bola de basquete. Ele está tingido de roxo digitalmente. Ao fundo, círculos roxos e bolas de basquete estão espalhadas.

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas não poupam porque simplesmente não existe margem no orçamento para isso. Já outras até poderiam, mas não conseguem se planejar – afinal, até mesmo o cérebro pode estar sabotando essa missão.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 49% dos entrevistados disseram que a principal meta para 2020 é juntar dinheiro – mas apenas 17% conseguiu fazer uma reserva em 2019. 

Uma forma de mudar essa realidade é criar bons hábitos financeiros – ou seja, mudar a forma como pensamos e lidamos com o dinheiro até que isso vire parte da rotina. Veja como abaixo.

1- Tenha clareza de seu objetivo

Um dos primeiros passos para criar bons hábitos financeiros é ter um objetivo claro para o seu dinheiro. Pode parecer algo pequeno ou irrelevante, mas isso é essencial para mudar a forma como nos relacionamos com as finanças.

  • É para ter uma reserva de emergência?
  • Viajar?
  • Reformar ou comprar uma casa?
  • Estudar?
  • Alcançar a independência financeira?
  • Casar?
  • Morar sozinho?

Existem muitas razões para as pessoas guardarem dinheiro, mas é preciso encontrar aquela que te motiva a poupar – e ter clareza sobre por que isso é importante para você. 

2- Comece pequeno – e seja SMART

Um erro comum de pessoas que querem criar um novo hábito é começar com objetivos ambiciosos demais.

Por exemplo, alguém que nunca conseguiu guardar dinheiro e, de repente, se propõe a poupar 30% do próprio salário. É um salto tão grande que o efeito pode ser justamente o contrário do esperado.

Em vez de se sentir motivada a guardar, a pessoa pode se frustrar por não conseguir juntar a quantia desejada e acabar abandonando a meta

Por isso, comece pequeno. Se você não tem o hábito de poupar, pode ser uma boa opção começar guardando 10% do seu salário todos os meses – ou até menos. O importante é que seja uma meta desafiadora, mas factível – e SMART:

  • S de specific (específica);
  • M de measurable ( mensurável);
  • A de attainable ( atingível);
  • R de relevant (relevante);
  • T de time based (prazo). 

Conheça mais sobre metas SMART aqui.

3- Estabeleça uma rotina

Se o objetivo é tornar o ato de guardar dinheiro um hábito, é importante incluir isso na rotina até que seja algo automático. 

Uma boa forma de fazer isso é colocar um lembrete no celular no dia em que o salário cai na conta. Se o objetivo é viajar, por exemplo, o alarme pode ser “Guardar dinheiro para viajar”.

Assim, fica mais fácil lembrar por que você está guardando – e fazer isso assim que o dinheiro entra na conta.

4- Recompense o bom comportamento

Segundo Charles Duhigg, autor do livro “O poder do hábito“, todo hábito tem três componentes:

  • Uma deixa: alguma ação ou comportamento interno ou externo que ativa o comportamento – também chamado de gatilho;
  • Uma rotina: o hábito em si, a ação (boa ou ruim) que compõe aquele comportamento;
  • Uma recompensa: depois da ação, o cérebro recebe uma “recompensa” pelo feito, o que torna o hábito prazeroso – por mais desafiador que seja.

Por isso, uma forma de desenvolver um hábito financeiro – ou qualquer outro – é encontrar formas de recompensar suas ações.

Não precisa ser uma recompensa financeira, mas algo que traga um sentimento de prazer e bem estar – como assistir a uma série ou jogar um jogo.

Ou seja, na próxima vez que você guardar dinheiro, se dê uma recompensa. 

5- Mantenha seu compromisso pelo maior tempo possível

Segundo um estudo da pesquisadora da University College London Phillippa Lally, o tempo para que uma ação se torne automática varia de pessoa para pessoa – mas, na média, leva mais de dois meses. Para um hábito ser formado, então, pode demorar de 18 a 254 dias.

Em outras palavras, se você deseja criar um hábito financeiro, é importante cultivar esse compromisso pelo maior tempo possível.

O estudo também mostrou que “falhar” vez ou outra na construção do hábito não afeta o processo todo. Por isso, encare essa jornada como um processo – não uma tarefa a ser cumprida em determinados período.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.