Se essa não é sua primeira visita aqui no blog da Easynvest, você com certeza já ouviu falar de Fundos de Investimento.

Mostrando uma expansão muito forte no mercado brasileiro, eles são uma ótima opção para quem quer sair da Renda Fixa deixando o dinheiro nas mãos dos gestores. Eles são profissionais capacitados para comprar e vender os ativos que compõem os fundos, seguindo os objetivos e regras estabelecidos no regulamento.

Como encontrar um fundo e um gestor “com a minha cara”?

Existem centenas de Fundos de Investimento disponíveis no mercado financeiro brasileiro. Assim, centenas de gestores administram esses fundos, dentro das regras de cada um deles, mas com suas próprias características.

Por isso, depois de saber seu perfil de investidor, é muito importante conhecer o regulamento, a lâmina de informações essenciais e o formulário de informações complementares do fundo que você pretende investir.

Todos os Fundos de Investimento são obrigados por lei a divulgar todas essas informações de forma abrangente, inclusive na internet.

Escolha seu tipo de fundo

Existem vários tipos diferentes de Fundos de Investimento, como os Fundos de Renda Fixa, de Ações, Multimercado, Imobiliários, Cambiais, e por aí vai. Cada um deles, tem características que servem para diferentes tipos de estratégia. Se tiver qualquer dúvida sobre cada tipo de fundo, não deixe de ler os textos linkados aos fundos listados acima.

Analise o histórico

Os administradores e gestores também são obrigados a divulgar informações diariamente sobre o andamento dos negócios do fundo. Valor da cota, patrimônio líquido, movimentação de ativos, rentabilidade por cota, entre outras informações, devem ser periodicamente informadas aos investidores.

Busque e entenda todos esses dados e os alinhe com uma estratégia que reflete de verdade suas metas e seu perfil de investidor. Pronto! Agora você está preparado para escolher um Fundo de Investimento com a sua cara!