Fazer seu orçamento sobreviver ao final do ano e ainda continuar no azul pode muitas vezes parecer uma tarefa impossível. Mas com um pouquinho de auto controle e algumas soluções criativas, você pode gastar menos do que imagina com os presentes, a ceia e tudo mais que você precisa neste final de ano.

Ficou interessado? Então se liga nas dicas que deixamos para você começar 2019 com a vida financeira saudável:

Planejamento, planejamento e mais planejamento

O melhor jeito de nunca passar do ponto nos gastos, tanto no fim de ano como em qualquer outro momento, é se planejando. Por isso anote todos seus gastos, presentes de Natal, de amigo secreto, custo estimado da ceia, e por aí vai. Certamente, já vale prever no seu planejamento as contas típicas de começo de ano. Tanto IPVA, quanto IPTU, matricula e material escolar, entre outros, sempre tornam o início do ano uma época difícil para quem não está com o orçamento bem planejado. Coloque todos esses gastos no papel.

Faça alguns presentes você mesmo

A internet está cheia de tutoriais e vídeos ensinando a fazer presentes e lembrancinhas. Assim, você pode aproveitar para economizar algum dinheiro no final do ano, e ainda agradar a sua família ou amigos. Pode acreditar que, além de economizar dinheiro, quem receber vai adorar uma lembrancinha personalizada, feita especialmente pra ele!

Ceia

Organizar uma deliciosa ceia de Natal ou Réveillon não significa que você necessariamente vai gastar muito dinheiro. Então, saber exatamente quantas pessoas irão participar da festa e levar uma lista com tudo que você precisa para o supermercado já vai te ajudar a evitar o desperdício de comida, e consequentemente, de dinheiro. Produtos como damasco, avelã e noz costumam sofrer um aumento de preço nessa época do ano, assim como peru e outras aves. Para substituir os primeiros, use frutas brasileiras. Elas são muito mais baratas e agradam a qualquer paladar. Também, no lugar das aves, você pode usar pernil suíno ou até peixes assados.

Abuse da internet

Mesmo fazendo vários em casa você mesmo, pode ter que comprar um ou outro presente. Nesse caso, use e abuse da internet. Pesquise bastante e compare os preços para fazer a melhor escolha. Como os preços de alguns produtos chegam a variar até 25% de loja para loja, se dedique nessa pesquisa para não gastar dinheiro à toa. Você pode comprar até mesmo alguns itens de supermercado na internet, como bebidas.

Invista!

Se esforce para controlar os impulsos consumistas dessa época do ano, maneirar nas festas e confraternizações e seguir as dicas desse texto. Assim, você vai conseguir não somente gastar menos que imagina com essa época do ano, mas também juntar algum dinheiro para começar 2019 fazendo seu dinheiro virar mais dinheiro, ou seja, investindo! Pode ter certeza que se conseguir, seu próximo final de ano será bem mais tranquilo. Vem pra Easynvest!