Está querendo fazer novo planos, mas não sabe como juntar dinheiro suficiente para isso? Acha que é impossível? Não sabe por onde começar? Então esse post foi feito para você! A gente sabe que  juntar dinheiro não é uma tarefa fácil, ainda mais em pouco tempo. Mas, com objetivos definidos e algumas mudanças de hábito, isso pode ser possível.

E aí, quer saber como realizar seus sonhos? Então pega um caderninho de anotações e vem conferir as 7 dicas de como guardar dinheiro que a gente separou para você:

  • Defina seus objetivos

Quando se tem um meta, fica muito mais fácil manter o foco e a disciplina. Uma boa forma de traçar seus objetivos é estabelecer 3 planos: de curto, médio e longo prazo. Eles podem ir da compra de um eletrônico até a de uma casa, por exemplo. Aqui, o importante é analisar a sua realidade e visualizar o que você quer para o futuro.

  • Separe os custos fixos dos extras

Nós podemos dividir nossos gastos em dois tipos: fixos e extras. Os custos fixos são aqueles que precisam ser pagos mensalmente e não podem ser excluídos, como as contas de aluguel, água e luz. Já as despesas extras são aquelas que podem variar e não ocorrem todo mês, como uma roupa nova ou um jantar especial.

Vale lembrar que alguns custos fixos podem mudar, como o aumento do aluguel, e devem ser sempre levados em consideração na hora de organizar suas finanças. Lembre-se: eles devem sempre ser sua prioridade, uma vez que você precisa deles para sobreviver.

No caso dos gastos extras, o ideal é estipular uma quantia máxima de dinheiro para gastar durante o mês, já prevendo algumas compras que podem acontecer. Aqui você pode listar, por exemplo,  um presente de aniversário, uma ida ao cinema para assistir um filme do qual você é muito fã ou um calçado que você está precisando comprar.

  • Faça um bom planejamento

Depois de separar os seus gastos, chegou a hora de fazer o planejamento. Quanto você recebe mensalmente? Quanto você pretende juntar? Em quanto tempo? Com essas perguntas respondidas, você consegue ter em mente o quanto do salário você deve guardar para conseguir juntar dinheiro rápido  ganhando pouco. Juntando seu planejamento com a lista de gastos feita no item anterior, fica mais fácil de visualizar os gastos extras que podem ser cortados para que você atinja a meta estabelecida.

  • Use e abuse das planilhas

Um jeito simples e eficaz de organizar o seu planejamento é usando planilhas, e aqui nós te damos uma ajudinha: pensando em simplificar a sua vida financeira, nós lançamos o SOS Easynvest, com diversas dicas de planejamento reunidas em um só lugar. No final de cada dica, tem uma planilha pensada especialmente para você e adaptável para qualquer plano. Legal né? Então acesse o site, baixe todas as nossas planilhas e comece a organizar seu dinheiro agora mesmo!

  • Guarde todo dinheiro extra que entrar

Todo dinheiro extra é muito bem-vindo e deve ser guardado com carinho. O saque do FGTS, o 13º da sua empresa e a restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física são ótimas opções para poupar uma graninha.

Outra alternativa para conseguir mais dinheiro é investindo nos famosos freelas, trabalhando de forma autônoma. Divulgue seu trabalho nas redes sociais, cadastre-se em plataformas de freelancers e tenha uma renda extra além do seu horário de trabalho.

E se você está com muitas coisas acumuladas em casa, que tal fazer um bazar? Desapegue do que você já não usa mais e aproveite para fazer mais dinheiro, afinal, o que não serve mais para você pode ser muito útil para outra pessoa. Assim, todo mundo sai ganhando!

  • Evite fazer compras parceladas

A gente sabe que é difícil pagar tudo à vista, mas o cartão de crédito e as parcelas podem ser um verdadeiro problema. Isso porque os cartões de crédito costumam ter juros bem elevados, fazendo com que muitas pessoas acabem se endividando. Fazer pagamentos à vista pode trazer vários benefícios: além de ficar livre de dívidas, você ainda pode conseguir descontos em diversos estabelecimentos.

  • Invista o dinheiro salvo

Depois de seguir os passos anteriores e economizar, você precisa saber onde guardar o dinheiro que separou. A nossa dica é: invista! Descubra seu perfil de investidor e conte com a Easynvest para aplicar o seu dinheiro de um jeito rápido, fácil e seguro. Se você for mais conservador, pode escolher os ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto e a LCI, que lhe darão certeza sobre o retorno dos lucros no futuro. Já se o seu perfil for mais agressivo, uma boa opção é investir na renda variável, como as ações e o câmbio, que podem te trazer retornos elevados.

 

E aí, gostou das nossas dicas de como juntar dinheiro? Então comece a colocá-las em prática agora mesmo!