Falar sobre investimentos te faz imaginar aquelas cenas que aparecem na TV com correria dentro da bolsa de valores? De fato, essa é a imagem que muita gente tem. No entanto, ao contrário do que pensam, não é preciso fazer parte dessa situação para investir nela. Além disso, esse investimento não é um bicho de sete cabeças e, com este artigo, você vai entender como investir na bolsa.

Antes de detalharmos os passos necessários para investir na bolsa, precisamos avisar que ela não é um fim, mas um meio para alcançar objetivos como viajar, comprar a casa própria, trocar de carro ou simplesmente fazer com que o seu dinheiro possa render.

Continue a leitura e entenda rapidamente como investir na bolsa!

O que é bolsa de valores?   

Subir ou cair são os dois verbos mais comumente associados com a bolsa. É basicamente o que temos acesso diariamente, por meio das informações oriundas dos telejornais e portais de notícias. Entretanto, existe um terceiro verbo que vem ganhando destaque quando o assunto é a bolsa: investir.

A bolsa de valores é o ambiente onde acontecem as negociações de compra e venda de títulos emitidos por empresas, tanto as privadas quanto as públicas e de capital misto, ou seja, com participação dessas duas esferas. A negociação ocorre por intermédio de corretoras de valores.

Para que você visualize esse ambiente, imagine a feira que ocorre no seu bairro. A bolsa tem a mesma dinâmica. De um lado, produtos (títulos) são oferecidos para os clientes (investidores) por meio dos feirantes (corretoras). Na bolsa, tudo ocorre de maneira segura para que as transações sejam rápidas e eficientes.

Por que existe a bolsa de valores?

Saber como investir na bolsa é entender que essa é a forma que as empresas encontraram para captar dinheiro para investir em si. Para tal, elas vendem uma parte de suas operações para outras empresas e pessoas físicas. Desse modo, você adquire uma participação nelas e recebe parte dos lucros obtidos.

A bolsa de valores abre um caminho fácil para que qualquer pessoa invista em grandes empresas. Essa participação se dá por meio de ações — os pedaços disponibilizados para arrecadar recursos financeiros. Isso permite que você se torne sócio dela, mesmo com uma pequena participação.

Quais as vantagens de investir na bolsa de valores?

Ganhos superiores à renda fixa

A renda fixa está entre as favoritas do pequeno investidor, pois é considerada de baixo risco. No entanto, o rendimento dela não é alto e isso faz com que não seja indicada para quem deseja aumentar o patrimônio a curto e médio prazo. Por isso, se você deseja turbinar seu dinheiro, a compra de ações é mais recomendada.

Mais possibilidades de ganhos

Muitos investimentos oferecem ganhos apenas na rentabilidade. Mas, saber como investir na bolsa de valores por meio da compra de ações, permite ganhos em outro momento: quando o preço das ações aumenta – ou seja, elas ficam valorizadas – você ganha com isso.

Outro ganho possível é por meio dos dividendos da empresa da qual comprou ações. Algumas empresas chegam a dividir até 10% dos próprios lucros com os seus acionistas. Esse dinheiro é transferido para sua conta na corretora de valores, a intermediária que permite o investimento na bolsa.

Proteção aos outros investimentos

Ao invés de direcionar todos os seus recursos para um único investimento, você pode montar uma carteira de investimentos e distribuí-los de maneira inteligente. Uma parte pode ficar em fundos de renda fixa, enquanto a outra pode ser dividida entre diferentes ações com renda variável. Desse modo, é possível ganhar tanto com os juros altos quanto os baixos.

Possibilidade de escolha

 

Computador com homebroker aberto

Saber como investir na bolsa é garantia de uma novo leque de opções para diversificar e aumentar seu patrimônio.

É constante a abertura de capital de empresas na bolsa de valores. Nesse processo, elas oferecem ações para pessoas físicas e jurídicas. Se você conhece um nicho do mercado que está prosperando, pode ficar de olho nas companhias que fazem parte dele e que têm ações na bolsa. Essa opção de escolha possibilita uma maior diversificação dos seus investimentos.

Boa liquidez

Alguns investimentos prendem o seu dinheiro por um longo período, o que pode impedir você de usá-lo em uma emergência. Se você sabe como investir na bolsa, pode vender suas ações em poucos dias e aproveitar a valorização delas para aumentar a sua quantia em dinheiro.

Como investir na bolsa?

Abra a sua conta na Easynvest

Para investir na bolsa, antes é necessário encontrar uma corretora de valores. A Easynvest é um exemplo e permite que você abra a sua conta sem nenhum tipo de custo.

Transfira o seu dinheiro para a conta

Por meio de um DOC ou TED, você precisa transferir o dinheiro que deseja investir para a corretora de valores. Quando ele estiver disponível na plataforma da corretora, você pode comprar as ações que deseja.

Comece a investir

Na plataforma de investimentos da Easynvest, você tem acesso a um painel chamado HomeBroker. No menu dessa página é possível acessar todas as opções para operar na bolsa de valores.

A mais importante e a primeira que deve ser acessada é a opção Ordem. Nela, você pode comprar e vender ações. Para saber quais são as mais interessantes, acesse Menu > Cotações e observe quais são as que se encaixam no seu perfil de investidor.

Agora que você sabe como investir na bolsa, pode diversificar os seus investimentos e obter rendimentos ainda maiores. Essa é sua oportunidade de aumentar o próprio patrimônio e se programar para realizar sonhos.

A Easynvest convida você entender como investir seu dinheiro de maneira prática, fácil e rápida. Conheça e siga o nosso canal no YouTube para ter acesso aos vídeos explicativos com vários guias sobre como investir.

 

Botão Conheça Nossa Plataforma