No mundo dos investimentos, a diversificação é considerada uma boa estratégia. Isso se torna mais evidente com o momento atual da nossa economia. Hoje, continuando com nossa temática de produtos de renda variável, vamos apresentar mais um investimento para você: os ETFs.

Mas, antes de falar mais, você já sabe o que é um fundo de investimento? E o que é renda variável? Se a resposta for não, clique aqui e aqui. Agora, se você já está acostumado com estes dois produtos, imagina se existisse uma fusão desses dois. Pois existe, e são os ETFs

O que são ETFs?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund, também conhecidos como Fundos de Índice. Ou seja, são fundos que procuram replicar um índice do mercado, como o Ibovespa, ou que acompanham a performance de algum setor econômico, como o IMAT, que reflete a performance de empresas do setor de materiais básicos.

Assim como as ações, as cotas de um Fundo de Índice sempre são negociadas em bolsa. A vantagem é que, em vez de comprar cada ação que compõe no índice – pense que no caso do Ibovespa seriam mais de 60 – você compra uma cota de um fundo que vai refletir a performance dessas ações, o que torna a operação mais fácil, e barata, para o investidor.

Mas, diferente das ações, no caso dos ETFs o lucro da operação não vem na forma de dividendos ou juros sobre o capital próprio, e sim da valorização da cota. Se um índice possui ações que dão dividendos, esses valores são somados na cota de cada ETF.

Como avaliar um ETF?

No caso do ETF se aplicam as regras básicas de todo investimento: entenda o histórico do fundo, mas sempre lembrando que rentabilidade passada não significa rentabilidade futura, a liquidez das cotas, quais ações compõe o índice e por aí vai.

A Easynvest oferece recomendações de carteiras, cotações e análises de fundos produzidos pela Consultoria de Investimentos Lopes Filho para seus investidores. Para acessá-las, basta fazer o login no portal Easynvest e acessar “Mais” no menu superior direito. Depois, no menu à esquerda, clique em “Aprenda a investir” e depois em “Onde Investir”. Pronto, você será direcionado à página da Lopes Filho, onde poderá encontrar as melhores análises do mercado para tomar uma decisão mais embasada em relação aos seus investimentos!

Como investir em um ETF?

Investir em um ETF é muito simples pelo homebroker da Easynvest. Para ajudar você nesse investimento, preparamos um vídeo bem prático, veja aqui.

Agora, temos uma pergunta para vocês leitores: o que acham de uma coluna mensal, escrita por especialistas do mercado, sobre Renda Variável? Deixem aqui nos comentários suas opiniões!