Todo mundo quer investir em Fundos de Investimento! Mas nem todo mundo realmente para e analisa: o que é preciso considerar antes de escolher um investimento desse tipo? Pois é, muito além de ficar de olho no rendimento de um Fundo, para tomar qualquer decisão é preciso questionar: será que o Fundo do momento é necessariamente o melhor Fundo de Investimento para o meu momento?

É disso que vamos falar hoje!

Um Fundo por impulso

Bom, vamos lá! Se a gente comparar a escolha de Fundos de Investimento com outro tipo de decisão importante, podemos usar como exemplo a compra de um imóvel. Que além de levar em conta a localização, preço e até as condições de financiamento – pontos que podemos considerar aqui como sendo mais quantitativos – também é preciso analisar pontos que sejam qualitativos, como: Eu me vejo morando ali? Isso vai servir para mim?

Ao comprar um Fundo de Investimento, assim como na compra da casa onde você irá ficar por grande parte da sua vida atrelado, é preciso analisar um conjunto de características e, principalmente, não agir por impulso.


Fique de olho

Levar em conta só um atributo de um Fundo pode te induzir a fazer uma escolha ousada sem que você tenha estômago para aguentar. Por exemplo, quantas vezes você olhou um rendimento legal de um Fundo e coçou o dedo para investir?  É preciso ter calma e analisar com cuidado. E antes de tomar qualquer decisão, seguir esse checklist!

  • OBSERVE AS CARACTERÍSTICAS: Confira sempre as taxas de administração e performance, e o prazo de resgate.
  • ANALISE O FUNDO: Uma boa avaliação de performance não é necessariamente dentro de um tempo somente. Sempre contextualize com grandes eventos.
  • CONHEÇA GESTÃO: São pessoas que fazem as análises e, como qualquer um, podem cometer erros e acertos. Pesquise!
  • CONHEÇA A CASA GESTORA: Fique de olho nas estrelas! E não esqueça de checar quanto tempo de mercado, resiliência e expertise a gestora possui.

Gravamos um vídeo só sobre isso no canal! Espia só.

O que significam as estrelas da Morningstar?

Quando falamos “fique de olho nas estrelas” estamos falando sério. Afinal, a nova parceira da Easynvest é a Morningstar! Isso mesmo, a maior casa de análise de Fundos de Investimento do mundo passa a estrelar nossa prateleira de Fundos de Investimento com um rating super qualificado para te ajudar na sua escolha.

Na prática, o rating Morningstar significa ter uma escala da relação risco e retorno que vai de 1 a 5 estrelas, onde a nota 5 mostra que o fundo entrega resultado com consistência e boa gestão, destacando assim os melhores Fundos elegíveis disponíveis na Easynvest. Legal, né?

Temos um episódio do Papo que Rende especial só para conversar sobre essa novidade! Você já pode ouvir aqui.


Faça suas escolhas

O mundo dos investimentos também é feito de escolhas. E quando fazemos escolhas conscientes fica muito mais fácil de lidar com suas consequências sem se desesperar.

Agora que você aprendeu o que precisa analisar, já pode começar a investir em Fundos conhecendo os Fundos de Investimentos disponíveis na Easynvest. E é claro, apesar de estarmos falando de como escolher esse tipo de investimento, não se limite a selecionar um único produto, como se ele fosse uma grande aposta e merecesse todas as suas fichas. Sempre diversifique!