Demorou, mas o Carnaval finalmente chegou! Quem gosta mesmo da festa muitas vezes passa o ano inteiro esperando a hora de botar a fantasia e ir pra rua. E aí mora o problema: pela ansiedade, é comum esquecer todo nosso planejamento financeiro para aproveitar o momento, né?

Então, pra que você curta bastante o Carnaval sem ressaca moral na quarta-feira de cinzas, preparamos cinco dicas para você se manter no seu planejamento sem deixar de cair na folia!

Defina quanto vai gastar

Antes do feriado, faça as contas de quanto você pode e tem disponível para todos os gastos do carnaval. Na verdade, essa dica funciona bem para qualquer viagem ou data importante. Se você não estipular um valor para gastar antes dessas datas, há grandes chances de deixar a empolgação tomar conta e acabar gastando bem mais do que deveria.

Outra boa dica aqui é dividir seu orçamento por dia. Assim, você não gasta demais em um dia comprometendo os outros. Também é uma boa separar uma pequena parte da quantia total, 10% por exemplo, para usar em gastos imprevistos que podem aparecer.

“Esquenta”

Seguindo a lei da oferta e da demanda, como a busca por bebidas alcoólicas aumenta muito nessa época do ano, os preços também sobem bastante. Uma ótima forma de evitar gastar demais com isso é reunir os amigos para beber em casa antes de ir para a rua. Assim você economiza algum dinheiro sem deixar de curtir nada do que você quer!

Alimentação

Parecida com a dica anterior, aqui a ideia é comer em casa antes de sair. Se for o caso, você pode até fazer uma vaquinha com seus amigos para comerem todos juntos, já antecipando a folia. O importante é não sair de casa com fome, porque com os preços praticados nessa época do ano, já viu, né? Prejuízo na certa. Você também pode levar biscoitos ou lanches rápidos para enganar a fome quando estiver na rua.

Blocos de rua

Porque pagar para entrar em alguma festa se você tem várias opções gratuitas, na rua, onde você pode se divertir tanto quanto (ou até mais) que em um evento pago? O carnaval de rua cresce todos os anos na maioria dos “polos carnavalescos” do Brasil e tem ótimas opções de diversão.

Fantasia

Bem melhor que comprar uma fantasia já pronta que qualquer um pode ter uma igual é fazer a sua própria em casa! Além de poder fazer uma que seja sua cara, ela vai ser só sua. Ninguém vai ter uma igual! A internet está cheia de vídeos e tutoriais que vão te ajudar a fazer fantasias perfeitas pra você gastando muito pouco ou quase nada!

 

E aí, curtiu as dicas? Aproveitar o carnaval sem gastar muito não é lá tão difícil, né? Na quarta-feira de cinzas, em vez de ficar na ressaca moral, pega o dinheiro que economizou e vem investir com a Easynvest!