De Cashback eu sei que você já ouviu falar, mas você conhece o CDB? Ele pode ser considerado um primo do Tesouro Direto, pela forma que os dois funcionam. A diferença é que enquanto no Tesouro Direto você está emprestando dinheiro para o governo, no CDB você empresta para bancos e financeiras!

Ah, e até 12 de setembro de 2019, investidores de primeira viagem aqui na Easynvest vão receber 10% (limitado a R$200) do valor do primeiro investimento em um CDB superespecial que separamos para você! Então aproveite para tirar todas suas dúvidas sobre esse investimento aqui nesse post. Depois corre para aproveitar nosso Cashback, o Easycash!

O que é CDB?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. É um investimento de Renda Fixa que conta com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Com ele, você empresta dinheiro para bancos e recebe de volta com juros!

Inclusive, é bom ficar esperto nos investimentos oferecidos por bancos de menor porte, que com o objetivo de atrair o consumidor, costumam oferecer taxas de rendimento maiores.

Um dos investimentos mais populares da Renda Fixa, os CDBs costumam ter prazos de vencimento bem definidos, entre 30 dias e 5 anos, e podem ser pré-fixados, pós-fixados ou híbridos.

CDB pré-fixado

A remuneração é fixa e se mantém de acordo com o informado durante o ano, independentemente das condições do mercado. No ato da contratação, você será informado o quanto o seu dinheiro renderá até a data de vencimento.

CDB pós-fixado

Modalidade mais comum de investimento CDB. A taxa de rentabilidade dele é atrelada a um indexador da economia (normalmente IPCA ou CDI), o que resulta em oscilações até a data de vencimento do título.

Isso significa que no ato da contratação você será informado sobre a previsão do quanto receberá no prazo de resgate. No entanto, quando ocorre valorização do indexador o seu rendimento tende a ser maior. O mesmo também ocorre, é claro, caso a variação do indicador seja negativa.

CDB híbrido

É chamado de híbrido porque sua taxa de rentabilidade é composta por uma parte fixa e outra variável. Nele, o CDB pode ter um rendimento fixo estipulado pela instituição bancária mais um que é variável, seguindo o comportamento do índice.

Tributação

Todo rendimento sobre os CDBs, sem exceção, possui incidência de Imposto de Renda. Essa vai de 15% a 22,5% e ocorre no resgate. Quem resgata em até 1 dia é tributado em 22,5% e, depois de 721 dias há o desconto de 15%. Quando o resgate é feito em menos de 30 dias poderá ocorrer incidência de IOF.

Resgate

O investimento CDB permite o resgate apenas na data de vencimento. Mas você já sabe que a Easynvest faz de tudo para tornar sua experiência ao investir a melhor possível, né? Então somos uma das únicas corretoras que oferecem o resgate antecipado do CDB. Ele é feito através do mercado secundário, basicamente, colocando os títulos “resgatados antecipadamente” à disposição de nossos clientes no portal.

Apesar disso, a rentabilidade é afetada, tornando o resgate antecipado não recomendável na maioria dos casos. Por isso, é fundamental que você tenha total controle das suas finanças e um valor de reserva para uso em caso de emergência.

Easycash

Para participar do Easycash, você deve ler o regulamento disponível na página da promoção e preencher o formulário ao final da página. Depois é só fazer seu primeiro investimento conosco e aproveitar a promoção para render mais com seu CDB! Até 10% do que você investir em qualquer produto será revertido para um CDB, com limite de R$200 por pessoa. A promoção vai de 12 de agosto a 12 de setembro de 2019. Não deixe de conferir a página do Easycash, tire todas as suas dúvidas e aproveite a promoção!