Quando o décimo terceiro salário entra na conta é sempre aquela dúvida! Gastar tudo naquela compra que ficamos de olho o ano inteiro, gastar em presentinhos pro natal ou guardar o máximo que conseguir para pagar dívidas e começar o próximo ano mais organizado financeiramente?

Se você tem um orçamento equilibrado, pode se dar ao luxo de usar uma parte maior do seu décimo terceiro para compras, mas senão, a melhor escolha é usar essa quantia para colocar suas finanças no eixo.

Para você que quer organizar as finanças com seu décimo terceiro, preparamos cinco dicas para te ajudar nessa tarefa.

Lembre-se que há descontos também no 13º

Não se esqueça que você não vai receber o décimo terceiro salário inteiro de uma vez, mas em duas parcelas, uma até o dia 30 de novembro e outra até o dia 20 de dezembro, salvo algum acordo prévio com seu empregador. Além disso, é fundamental ter em mente que tributos como o Imposto de Renda e o INSS também incidem no 13º.

Pagar dívidas

O primeiro reflexo para alguém que tem dívidas ao receber qualquer dinheirinho extra, deve ser quitar, ou pelo menos diminuir o saldo devedor. Aqui, a primeira missão é descobrir as taxas de juros que incidem em cada dívida. Infelizmente, muitas modalidades de crédito possuem taxas verdadeiramente tóxicas para seu orçamento mensal, e é por aí que você deve começar. Quite primeiro as dívidas com taxas e valores mais altos e siga pagando seus débitos a partir daí.

Guardar para as contas do início do ano

IPTU, IPVA, matrícula, material escolar…  Todo início de ano temos que pagar essas mesmas contas. Então porque não se prevenir para não ficar no vermelho? Inclusive, se você pagar com alguma antecedência, pode até conseguir descontos nesses gastos. Novamente, comece pagando as contas mais altas ou com prazo mais curto.

Reserva de emergência

Caso não tenha dívidas e já tenha planejado o pagamento das contas previstas para o começo do próximo ano, a melhor pedida é usar o dinheiro do décimo terceiro para formar sua reserva de emergência! Ela deve funcionar como um fundo contra imprevistos financeiros, servindo para cobrir suas contas em caso de alguma surpresa desagradável ocorra com seu salário. Pode acreditar que esse dinheiro vai ser muito útil no futuro e você vai agradecer por não ter gastado agora!

Invista!

Agora, se você já cumpriu todas as dicas anteriores, parabéns! A melhor forma de usar seu décimo terceiro vai ser fazer ele render mais! Busque investimentos cuja data de vencimento bata com seus objetivos financeiros, por exemplo aquela viagem que você está planejando para o próximo ano! Vários investimentos em Renda Fixa são boas pedidas para esse caso. Não caia na tentação de gastar agora, o que você pode gastar em dobro depois! Não deixe de investir!

E aí, vai aproveitar esse dinheirinho a mais para colocar a vida em ordem e investir? Acredite, além de conseguir mais tranquilidade para o próximo ano, você poderá comprar muito mais coisas se tiver a paciência de esperar e ver seu dinheiro virar mais dinheiro!