Não importa qual é seu cargo atual ou plano de carreira. Ser relevante, competitivo e em alta no mundo de hoje exige esforços e um compromisso com o aprendizado contínuo. Para criar um diálogo com quem tem expertise nesse momento de transformação do mercado, a Easynvest se juntou à Udacity Brasil no post de hoje.
Afinal, para falar sobre esse futuro, onde aprender novas habilidades não é mais um diferencial (mas uma necessidade) nada melhor do que ter informação de quem é referência em educação. Espia só!
Um novo perfil profissional
Jonas Prising, presidente e CEO da grande recrutadora ManpowerGroup, escreveu recentemente um artigo que descreve o perfil dos profissionais bem-sucedidos do futuro. O título? “O modelo de um emprego para a vida toda está morto”.
“Vamos precisar de uma nova geração de trabalhadores que tem fome de aprender. Eles serão pioneiros em encontrar novas maneiras de combinar negócios e tecnologia para aumentar sua produtividade. Vão atualizar os velhos modelos de trabalho. Organizações de todo tipo de indústria vão procurar mentes curiosas, flexíveis e orientadas a dados”, afirma Prising.
O CEO define o momento pelo o conceito de learnability. Ou seja, a capacidade de aprendizado e de adaptação de suas habilidades para continuar empregável ao longo de toda a vida profissional. “Em um mundo que muda rapidamente, a learnability é como [você pode] se manter relevante, seguir em frente e subir”.
Talentos ágeis e a economia sob demanda
Práticas de contratação rápida e aprendizado rápido emergem como soluções em potencial. Dentro deste universo de transformações, surge a ideia de talento ágil e a importância crescente do que se costuma chamar de gig economy ou economia sob demanda.
Jonathan Younger, co- autor do livro “Agile Talent: How to Source and Manage Outside Experts”, explica que para funcionar ao máximo, o talento ágil depende de algo chamado cloud resourcing (recurso em nuvem). E ele alerta: não se preocupe se você não entendeu nada, tudo é novo.
“A alusão à computação em nuvem é intencional, porque a nuvem é sinônimo para computação distribuída em rede e reflete a habilidade crescente que empresas têm de aumentar sua velocidade e eficiência ao executar aplicações em muitos computadores conectados ao mesmo tempo”, afirma Younger. “O cloud resourcing reflete a capacidade das empresas de acessar uma rede global de talentos que oferece uma gama maior de habilidades e um custo-benefício maior do que em modelos empregatícios tradicionais.”
E por que o aprendizado contínuo importa?
A ênfase na criatividade, velocidade e eficiência se encaminha para a seguinte conclusão sobre o emprego do futuro: abordagens menores, mais rápidas e mais inteligentes rumo ao aprendizado são necessárias, tanto para empresas quanto para profissionais.
Isso significa que não vai mais haver empregos em tempo integral no futuro, apenas freelancers? Não. E que será impossível ter alguma estabilidade, visto que tudo vai estar sempre mudando? Não. E caso você queira uma longeva carreira de décadas numa empresa, isso agora não existe? Também não é verdade.
Significa apenas que é hora de aposentar a mentalidade de que você já domina o que precisa dominar porque sabe fazer seu trabalho. O que é exigido de você como profissional, seja em termos de conhecimento ou de jeitos de trabalhar, vai mudar – e você pode sair na frente se estiver atento e preparado.
Para ter sucesso em qualquer papel, será preciso abraçar a ideia de life long learning, que na prática significa ser alguém proativo, flexível e de interesses diversos quando o assunto é conhecimento e novas habilidades. Somente adotando essa postura será possível se manter relevante, competitivo e em alta no mercado de trabalho.
Vero, muito relevante, só recebemos as informações quando estivermos aberto ao novo !
Isso aí, Alcy. Conte com a gente para fazer uma dúvida virar conhecimento!
O conteúdo deste blog jamais deve ser interpretado como oferta, recomendação de produto, sugestão de alocação de recursos ou de estratégia de investimentos para os leitores. As taxas, prazos, condições e exemplos aqui mencionados são meramente indicativos e podem não estar sequer disponíveis para investimento no mercado. A Easynvest não garante a disponibilidade – ou sequer a existência – de produtos similares ou equivalentes aos mencionados neste blog em sua plataforma de investimentos. O conteúdo do blog possui caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser compreendido como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de quaisquer títulos públicos ou privados, sejam enquadrados no conceito de valores mobiliários ou não. Em absolutamente nenhuma hipótese, o conteúdo deste blog deve ser considerado um “relatório de análise”, nos termos da ICVM nº 483 ou qualquer norma equivalente que venha a substituí-la. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental que você leia o Regulamento, Prospecto, Edital e demais materiais de divulgação, com muita atenção aos fatores de risco. Salvo mediante prévio consentimento da Easynvest, é proibida a reprodução ou redistribuição das imagens e textos utilizados neste blog, seja no todo ou em parte. A Ouvidoria da Easynvest se encontra à disposição para funcionar como contato, caso a demanda inicial dos clientes não sejam satisfatoriamente solucionadas pelos canais de atendimento. Caso deseje entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o telefone 0800 7277784 Para mais informações sobre a Easynvest, procure a Central do Investidor da corretora, ou acesse o nosso site: http://www.easynvest.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (11)3841-4515
Facebook: http://www.facebook.com/easynvest/
Youtube: http://www.youtube.com/user/easynvest
Twitter: http://twitter.com/Easynvest
Instagram: http://www.instagram.com/easynvest/