Por Lopes Filho & Associados
Da ata do Copom, divulgada nesta terça-feira, algumas considerações.
A economia mostra recuperação consistente, mas ainda com elevados níveis de ociosidade dos fatores de produção, refletindo baixos índices de utilização da capacidade instalada e alto desemprego. Já para o cenário global o crescimento da economia acontece de forma sincronizada, mantendo-se o apetite de risco aos emergentes.
Analisando a inflação, vem evoluindo de forma mais benigna do que o esperado no início deste ano. Segundo a ata, “medidas de inflação subjacente em níveis baixos, projeções de inflação abaixo da meta para 2018 e em torno da meta em 2019, e elevado grau de ociosidade na economia, tendem a indicar uma política monetária estimulativa, com juro abaixo do nível estrutural”.
Sobre os próximos passos da política monetária, a taxa de juros, de 6,5%, pode passar ainda por mais uma redução “pela necessidade de uma política monetária um pouco mais estimulativa”. Segundo os membros, a inflação apresentou recuo no horizonte relevante, principalmente, para 2018. Nas projeções, o IPCA deve fechar o ano em 3,8% e em 2019 em 4,1%, contra 3,57% e 4,2%, respectivamente, pela pesquisa Focus. Sendo assim, pode ocorrer uma “flexibilização adicional” na reunião de maio (dia 16).
Em resumo, é possível que a taxa estacione nos 6,25% até o fim deste ano ou mesmo recue a 6,0%. Neste ínterim, no entanto, será importante observar o comportamento dos próximos indicadores. Na visão do BACEN os próximos passos estarão condicionados “à evolução da atividade econômica, o balanço de riscos, possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e projeções de inflação futura”.
O conteúdo deste blog jamais deve ser interpretado como oferta, recomendação de produto, sugestão de alocação de recursos ou de estratégia de investimentos para os leitores. As taxas, prazos, condições e exemplos aqui mencionados são meramente indicativos e podem não estar sequer disponíveis para investimento no mercado. A Easynvest não garante a disponibilidade – ou sequer a existência – de produtos similares ou equivalentes aos mencionados neste blog em sua plataforma de investimentos. O conteúdo do blog possui caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser compreendido como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de quaisquer títulos públicos ou privados, sejam enquadrados no conceito de valores mobiliários ou não. Em absolutamente nenhuma hipótese, o conteúdo deste blog deve ser considerado um “relatório de análise”, nos termos da ICVM nº 483 ou qualquer norma equivalente que venha a substituí-la. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental que você leia o Regulamento, Prospecto, Edital e demais materiais de divulgação, com muita atenção aos fatores de risco. Salvo mediante prévio consentimento da Easynvest, é proibida a reprodução ou redistribuição das imagens e textos utilizados neste blog, seja no todo ou em parte. A Ouvidoria da Easynvest se encontra à disposição para funcionar como contato, caso a demanda inicial dos clientes não sejam satisfatoriamente solucionadas pelos canais de atendimento. Caso deseje entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o telefone 0800 7277784 Para mais informações sobre a Easynvest, procure a Central do Investidor da corretora, ou acesse o nosso site: http://www.easynvest.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (11)3841-4515
Facebook: http://www.facebook.com/easynvest/
Youtube: http://www.youtube.com/user/easynvest
Twitter: http://twitter.com/Easynvest
Instagram: http://www.instagram.com/easynvest/