De acordo com uma pesquisa online realizada pela MindMiners, apesar de comprar um imóvel ser uma prioridade para mais de 50% daqueles que ainda não realizaram o sonho da casa própria, quase metade deles ainda não sabe como pagá-la. Assim, preparamos dicas para você realizar esse sonho com ajuda do mundo dos investimentos, sem passar por sustos na hora de pagar.

Estabeleça um prazo

Antes de tudo, é importante definir em quanto tempo você quer comprar seu imóvel. É claro que aqui, não é só o desejo que importa, mas também quanto do seu orçamento mensal você pode contar para esse objetivo. Faça simulações com diferentes prazos, investimentos e aportes mensais, e só então defina uma data para a compra de sua casa ou apartamento. Leve em conta que o objetivo não é pequeno e o investimento necessário não será baixo. Dessa forma, não tenha medo de prazos realmente longos.

Mantenha uma reserva

Como em qualquer planejamento financeiro, é fundamental que você mantenha uma reserva de emergência para as situações que não pode prever. A estratégia é a seguinte: faça as contas de seus gastos mensais e guarde uma quantia que cubra entre 4 e 6 meses de seu orçamento. Esse passo é essencial para garantir que você vai seguir com o planejamento mesmo nos momentos mais difíceis.

Disciplina

Parece óbvio, mas é aqui que a maioria dos investidores se perde. Como é um objetivo a longo prazo, a chance de que algum contratempo no caminho ou até mesmo a falta de paciência te desvie do seu objetivo, aumenta ainda mais. Mantenha seu propósito em mente e pense sempre no futuro. É muito tempo para cortar todo e qualquer gasto supérfluo, então pode ser uma boa ideia se “presentear” com um ou outro mimo de vez em quando, mas mantenha sempre em mente que o gasto, além de ser algo esporádico, deve ser sempre compensado no orçamento, economizando em outra área.

Financie o menor valor possível

Com seu planejamento consolidado, financiar uma parte do valor do imóvel pode ser uma boa escolha. As taxas de financiamento de imóveis são bem mais baixas que as outras modalidades de crédito e os principais bancos do mercado vêm baixando suas taxas, além de aumentar os valores máximos a serem financiados. É claro que para deixar seu planejamento financeiro sob controle, é importante ter um valor significativo para dar de entrada, mantendo as parcelas com o menor valor possível.

 

E aí, tá esperando o que? Vem pra Easynvest e vire você também a chave da sua casa própria!