A sua independência financeira não é motivo de brincadeira, mas os passos para chegar a ela podem ser tão simples quanto seguir os passos de um jogo de tabuleiro. Assim, reunimos três dicas simples para você alcançar sua independência e ter sucesso no mundo dos investimentos:

Não se deixe seduzir pela promessa da poupança

A taxa Selic nunca esteve tão baixa. Assim, investimentos de renda fixa de uma forma geral tendem a ter uma baixa valorização. Com a taxa a 6,5%, os rendimentos de CDBs, fundos de renda fixa, entre outros, acompanham a taxa básica de juros. No caso da poupança, um detalhe faz toda a diferença: a partir de maio de 2012, se a Selic estiver abaixo de 8,5%, um mecanismo chamado gatilho equaliza os rendimentos a 70% da taxa básica, mais a Taxa Referencial (TR), calculada pelo Banco Central.

 

Cabeça no lugar quando o dinheiro entrar

Ter disciplina para manter a cabeça no lugar quando entrar um dinheirinho a mais é fundamental para ter equilíbrio financeiro a longo prazo. Quando conseguir juntar mais recursos, reveja seus objetivos a curto, médio e longo prazo e distribua o dinheiro conforme essa avaliação. Resista ao impulso de aumentar seu padrão de vida e consequentemente, seus gastos mensais.

 

Fuja do cartão de crédito

O cartão de crédito pode parecer sempre uma grande tentação. Esticar seu orçamento mensal ou deixar para pagar aquela conta mais “salgadinha” no próximo mês podem tornar seu orçamento mensal uma verdadeira bagunça. Além dos juros exorbitantes, a facilidade de gastar um dinheiro que você ainda não tem, contando com o salário do próximo mês pode te levar a pagar um valor abaixo daquilo que deve: maior C-I-L-A-D-A! Além da multa pelo atraso, os juros rotativos (o que você paga ao deixar de quitar a fatura do cartão integralmente) são os mais altos do mercado. Evite o efeito “bola de neve”!

Viu? Não é um jogo, mas se você cumprir simples etapas e ter disciplina para não cair nas tentações consumistas e do mercado, chegar a sua independência financeira será mais fácil do que você imagina. Com seus gastos controlados, corre no nosso site e confira os melhores investimentos para seus objetivos! Vai de Easynvest!