O mundo dos investimentos parece coisa de ficção? Ainda acha que isso é um assunto longe da realidade e que só empresas grandes e mundialmente conhecidas precisam se preocupar com isso? Hora de mudar seus conceitos.

Pensar em dinheiro nunca é um problema se estão te devendo e você sabe que vai receber. Parece até mais saboroso contar moedas se elas estão com prazo para aumentar, mas planejamento financeiro tem mais a ver com sonhar e realizar do que para não passar perrengue.

Nessa semana do escritor, reunimos uma lista de livros dos convidados que já vieram até a Easynvest, que vão fazer quem nunca investiu, quem está começando e quem já é experiente, sentir aquele gosto doce na boca só de pensar nas finanças.

Ganhar, gastar, investir

Autoras: Denise Damiani e Cynthia de Almeida

“Ganhar mais. Gastar menos (e melhor). Investir com inteligência.” Este livro é dedicado às mulheres, mas sem machismos. Nós estamos cada vez mais independentes lá fora no mercado de trabalho, portanto a independência financeira também chegou – dinheiro é sim sinônimo de liberdade. Denise e Cynthia narram com maestria como nós podemos fazer para usar com consciência nossos salários, sejam pontuais todos os meses ou não e principalmente sem precisar delegar essa tarefa pra outra pessoa, até porque, somos proativas. E sabe aqueles jargões de mercado que as vezes parecem outro idioma? Este livro reúne todos os conceitos que você precisa aprender para administrar seu dinheiro com eficiência e oferece orientações também para temas delicados como casamento e divisão de gastos, maternidade e trabalho, mesada para os filhos, etc. Além de ser próximo a todas nós, incluindo histórias de mulheres anônimas e famosas, como Luiza Trajano, Alessandra Ginante e Nélida Piñon. “O desafio de tomar as rédeas de suas finanças se torna mais leve e até divertido em boa companhia e com as ferramentas certas.” Confiamos em vocês!

E- book: Guia de Economia Comportamental e Experimental do Brasil

Organizado pelas professoras Flávia Ávila e Ana Maria Bianchi
Link: aqui

Este Guia de Economia Comportamental e Experimental, foi organizado com maestria pelas professoras Flávia Ávila e Ana Maria Bianchi. Nele, contém textos, analises e entrevistas em português com os mais renomados autores e pesquisadores do Brasil e de outros lugares do mundo. Os assuntos abordados são os mais diversos, desde conceitos básicos, escolha individual e risco, finanças, comportamento do consumidor, preferências sociais, metodologias e aplicações para a área de finanças, negócios, marketing, políticas públicas e desenvolvimento social. Ufa! Bastante conteúdo? Você não viu nada. Aqui você verá de uma maneira geral todos principais assuntos que indiretamente influenciam no mundo financeiro.

A Cabeça do Investidor – Conhecendo Suas Emoções Para Investir Melhor

Autora: Vera Rita de Mello Ferreira
Para quem quer entender todo o processo interno neural diante das finanças, este livro pode ser um bom caminho. Nele a autora aborda como a cabeça do investidor funciona, quais as metas, os pensamentos para a tomada de decisões e principalmente levando em consideração o mau funcionamento dessas etapas. Além de percorrer por campos diferentes da mente – ação e reação. Tudo isso com uma base de dados e pesquisas consolidadas.

A linguagem do livro é acessível e provocadora. Vera, a autora, nos propõem uma boa reflexão para o mercado financeiro e as escolhas em particular dos investidores. Do ponto de vista da psicologia econômica, o olhar aponta para a complexidade da mente com suas peculiaridades diante do Efeito Posse, o Impulso, o Emocional e Racional, investigando como nos comportamos diante de dinheiro e investimento. O livro se torna aliado no autoconhecimento antes de cair de cabeça nos negócios.

E aí, gostou das indicações? Conta aqui pra gente se você já leu algum desses livros e se tem mais algum pra indicar!