Blog easynvest

#NuncaFoiTãoEasy

Renda fixa

Quer investir? Primeiro entenda o que é Selic e CDI

Se você já procurou informações para investir ou aplicou seu dinheiro em algum produto financeiro, deve ter se deparado com duas siglas bem conhecidas no mercado: Selic e CDI. Mas você sabe o que elas significam e como influenciam seus investimentos? Esse é o post de hoje.

A Selic é a taxa básica de juros da economia do Brasil e é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Além disso, é um dos instrumentos que a instituição usa para conter o avanço da inflação. De forma ampla, com os juros mais altos, consequentemente, há menos consumo pela população. Com isso, a inflação tende a diminuir.

Resumidamente, a Selic funciona no mercado como taxa “mãe” e serve de parâmetro para todas as outras.

Outra taxa famosa no mercado é o CDI, sigla utilizada para Certificados de Depósitos Interbancário. São empréstimos entre instituições financeiras, como bancos. Para esses empréstimos, as instituições cobram taxas entre elas.

Esses empréstimos acontecem pois o BC obriga aos bancos fecharem o dia com saldo positivo. Portanto, quando a diferença do saldo entre saques e depósitos é negativa, o banco precisa pegar algum empréstimo, resultando no CDI.

Apesar de serem taxas diferentes, o valor delas é bem parecido e funcionam como um “trilho” e “carrinho” de uma “montanha russa”. Quando a Selic sobe, o CDI acompanha o movimento e assim por diante.

Vale ressaltar que ambas têm variação diária e servem como indexadores de investimentos.

O Tesouro Direto é uma das modalidades que o rendimento é atrelado a Selic. O Tesouro Pós-fixado rende diariamente conforme a Selic. Já nos investimentos de renda fixa privada, o investidor encontra diversos produtos atrelados ao CDI. CDB a 115% do CDI, LCI a 92% do CDI e por aí vai.

Portanto, se você adquiriu algum investimento com essa característica, o rendimento do seu título será a taxa acordada (115%, 92%) vezes a variação do CDI, que já falamos aqui em cima.

Pronto. Você já sabe o que é Selic, CDI e como seu título irá render. Agora, só falta escolher qual produto vai ser o seu.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui que iremos ajudar!

2 Comments

  1. Getulio Meira Sertão

    Boa tarde, tenho uma aplicação em Previdência no Banco Itau, e em 8 meses rendeu 3,35% bruto, isso é bom, ou seria melhor mudar para um outro tipo de investimento? devo precisar desse recurso entre 12 e 18 meses.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén