Tudo o que queremos nas nossas férias é aproveitar a liberdade do trabalho. Relaxar. Curtir a vida. Basicamente, nos divertir. E que jeito melhor para fazer tudo isso do que viajando?

A grana está curta? Relaxa, como sempre falamos aqui na Easynvest, com planejamento você consegue alcançar seus sonhos. Acredite: sua próxima viagem está mais próxima do que imagina.

Para falar a verdade, ela começa com uma planilha.

Como começar a se organizar e amar planilhas

Você pode encontrar diversas planilhas prontas na internet –  indicamos esta feita pela B3 a (Bolsa de Valores de São Paulo), que é completa e vai ajudar bastante: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/educacional/educacao-financeira/planilha-de-orcamento/

Está com a planilha em mãos? Ótimo. Agora é hora de começar a se organizar.

Da tabela para o aeroporto: organizando as finanças

Vamos começar pelo básico. Você precisa levantar exatamente o quanto tem de receita. Salário, aluguel, rendimentos. Tudo isso entra na conta. Junte os valores e desconte os possíveis impostos.

Agora, a parte chata: registre tudo o que sai da sua conta. Água, Luz, IPTU. Tudo. É aqui que você verá se está fechando o mês no azul ou gastando muito, ficando no vermelho. Se esse for o caso, então você vai precisar mudar alguns hábitos.

Mas, se está tudo bem, comemore: chegou a hora de começar a programar sua viagem! Local, data, duração e passagem são os itens mais importantes para você pesquisar.

4 passos para sua viagem dos sonhos

1º: Defina o local

Essa é a mais fácil: escolha o lugar que sempre sonhou!

2º: Data

Alta ou baixa temporada? Isso afeta diretamente no seu orçamento. Na alta, os preços aumentam, principalmente se for decidido de última hora. Por isso, é importante definir o quanto antes a época de sua viagem. Agora, boas oportunidades surgem fora da época mais badalada. Você aproveita bastante e ainda consegue um preço menor em hotéis, passeios e restaurantes.

3º: Duração

Tão importante quanto planejar a data de sua viagem é saber quantos dias você irá ficar lá. Afinal, uma coisa é ficar vermelhinho de sol, outra bem diferente é ficar vermelho na conta corrente. Existem diversos sites na internet que ajudam a calcular o gasto com locomoção, restaurante etc. Faça uma média e coloque em seu orçamento.

4º: Passagem

Por último, é claro, as passagens. Vai viajar de avião? Quanto antes comprar sua passagem, maior a probabilidade de conseguir um preço mais justo.

Lembre-se: quanto maior for a sua programação e controle financeiro, maiores as chances de você realizar sua viagem. Afinal, se você já estiver com o dinheiro em mãos, peça um desconto e consiga um preço menor!