Com certeza você já deve ter escutado sobre a Bolsa de Valores. E, junto com um dos investimentos mais tradicionais, milhares de outras frases também são lembradas. “A bolsa despencou”, “o crash de 29”, “o Ibovespa disparou” ou até um “a bolsa é aposta”.

Mas diante de tantas afirmações, mitos e verdades, o que o investidor que quer iniciar na bolsa deve levar em conta? Afinal, investir em ações é realmente um jogo de sorte (ou azar)?

Diante de tantas lendas que permeiam o mercado financeiro, separamos os mitos e verdades para que você entre de vez nesse mercado e possa ter um rendimento acima da renda fixa tradicional.

Confira abaixo:

• Só consigo investir na Bolsa com muito dinheiro (MITO)

Esse é um dos maiores mitos do mercado financeiro, pois com uma quantia baixa já é possível aplicar. Para começar, o investidor deve comprar, no mínimo, 1 lote com 100 ações. Portanto, o valor irá depender da cotação da ação naquele momento. Se a ação estiver valendo R$ 2, seria necessário apenas R$ 200 para fazer a operação. Porém, há outras empresas que são negociadas a um valor maior e a operação pode ficar mais cara e inviável. Mas, nesses casos, o investidor pode usar um outro mercado: o fracionário – e comprar, no mínimo, 1 ação.

• É necessário acompanhar o mercado diariamente (MITO)

Mais um mito. Acompanhar o mercado diariamente é só para aqueles investidores que operam no curto prazo e precisam saber qualquer movimento do mercado. Se seu objetivo é de longo prazo e acredita na saúde financeira daquela empresa, de nada irá adiantar você se assustar com alguma queda no preço das ações. Afinal, seu objetivo de longo prazo continuará o mesmo.

• Preciso aceitar mais riscos para investir na bolsa (VERDADE)

Esse é verdade. Assim como qualquer investimento, as ações também têm seus riscos e se você não aceita fortes emoções, talvez ainda não seja a hora de investir na Bolsa. Diferentemente do mercado de renda fixa, ao investir em ações, sua aplicação pode ter ganho ilimitado, mas ao mesmo tempo, você pode perder dinheiro. Por isso, é importante estudar as empresas que você deseja investir e ter “sangue frio” caso aconteça alguma oscilação no preço delas.

• Ações são investimentos para longo prazo (VERDADE)

Também é uma verdade! Como você já viu, ações estão entre os investimentos de renda variável. Portanto, elas podem sofrer com as oscilações do mercado. Mas, se você investir em empresas com boa saúde financeira, mesmo que ela sofra com algumas quedas, a tendência a longo prazo será de alta – justamente porque as empresas saudáveis tendem a crescer.

• Apenas especialistas investem em ações (MITO)

Mito! Assim como todo mercado de finanças, o de ações também pode parecer muito complicado. Mas já mostramos que o mundo dos investimentos não é bem assim. Basta se informar. Você pode consultar todos os nossos canais de educação sem economês para aprender e tirar suas dúvidas antes de tomar suas decisões. Além disso, há empresas de análise de mercado, como a Lopes Filho, para ajudar os investidores. Diariamente, eles divulgam análises de empresas, além de recomendações do que eles acreditam que seja um bom investimento. Quer conferir? Acesse o portal com seu login e senha, clique em “renda variável”, “mercado” e “onde investir”.

• É necessário diversificar (VERDADE)

Verdade. Assim como nos investimentos em renda fixa, é importante que você diversifique suas aplicações no mercado de ações. Como? Tendo ações de diferentes setores. Assim, caso ocorra algum acontecimento no mercado, nem todas suas ações serão penalizadas.

• A bolsa é como um jogo de azar (MITO)

O maior mito de todos! Nenhum investimento em bolsa é baseado na sorte. Antes de fazer qualquer investimento é necessário estudar a empresa e o setor em que ela está inserida. A ação que você quer investir está apresentando bons resultados financeiros? O setor tem boas perspectivas futuras? Questione-se sempre!

Agora conte para gente. Qual desses mitos você acreditava ser verdadeiro?