Escolher um investimento requer muitas perguntas, análises e principalmente calma. Como em qualquer outra compra por impulso o resultado final pode ser abaixo do esperado ou incondizente com o objetivo.

Conhecer o seu perfil de investidor é o primeiro passo para saber onde e no que aplicar. O produto da moda, o título comentado pelo vizinho, ou a aplicação recomendada pelo colega de trabalho podem e devem ser de fato bons investimentos: Para eles. Não necessariamente para você.

Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI, Fundos de Investimento, Ações, Fundos Imobiliários. Siglas e alternativas não faltam, e é comum que haja dúvida sobre onde aplicar. Vamos elencar alguns fatores para que você faça a escolha mais adequada aos seus objetivos:

Conheça seu perfil de investidor: Nisso a gente pode ajudar. No portal da Easy temos um questionário rápido e prático que já filtra algumas alternativas de acordo com a sua resposta. Clique aqui para acessar o questionário e verificar o seu perfil.

Cuidado com o produto da moda: Principalmente no mercado de ações e fundos de investimentos pode haver algum papel ou fundo que esteja em alta, com um excelente histórico de valorização ou performance. Com relação a isso deixamos apenas um recado: Rentabilidades passadas não são garantia de retorno futuro.

Busque informação: Conhecer o produto faz com que a decisão seja mais certeira e ainda traz o conforto psicológico de ter feito a coisa certa. Conteúdo é o que não falta por aí, e o melhor: De forma gratuita. Para quem quiser saber mais, sempre vale a pena ouvir a opinião de um especialista ou consultoria. Mas lembre-se, a decisão final é sua.

Custos envolvidos: Fundos de investimento possuem taxas de administração e performance, enquanto títulos do Tesouro Direto possuem taxa de custódia. Mas nem por isso deixam de ser boas alternativas de investimento. A Easynvest facilita para você em vários aspectos, com isenção de taxas para aplicação em renda fixa privada, além de uma das taxas de corretagem mais competitivas de mercado para ações.

No mercado financeiro não adianta buscar pelo melhor investimento, e que traga os ganhos mais elevados. E sim, entender qual a sua necessidade e entender se o produto atende seu planejamento e seu perfil de investidor. Aqui mesmo no blog temos explicações sobre todos os produtos com os quais a Easynvest trabalha. Se quiser informação mais detalhada, também temos conteúdo no nosso canal do youtube para que você tenha toda informação necessária para fazer o melhor negócio possível.